Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Padre Julio Lancellotti e organização lançam programa de moradia para pessoas em situação de rua

Iniciativa adquiriu três imóveis para acolher 15 famílias que viviam sob viadutos da capital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O padre Julio Lancellotti e o Fundo Fica, organização que viabiliza habitação para famílias de baixa renda da região central de São Paulo, lançarão neste mês o Programa Morar Primeiro. Desenvolvida em parceria com a Paróquia São Miguel Arcanjo, em que Lancellotti atua como pároco, a iniciativa adquiriu três imóveis para acolher 15 famílias que viviam sob viadutos da zona leste da capital.

Padre Julio Lancellotti na Casa de Oração do Povo de Rua, na região central da capital paulista, durante noite de acolhimento de pessoas em situação de rua - Jardiel Carvalho - 18.mai.2022/Folhapress

TETO

Das 60 pessoas beneficiadas, mais de 30 são crianças. Além da moradia, elas receberão acompanhamento social e participarão de ações que, por meio do trabalho e da geração de renda, têm como objetivo a conquista de autonomia.

EM ANDAMENTO

Nove das famílias contempladas já se encontram acomodadas, enquanto as restantes aguardam a finalização da reforma de dois imóveis —atualmente, elas estão alocadas em uma residência provisória. A previsão é que as obras sejam finalizadas em até três meses.

MÃOS DADAS

Todos os recursos utilizados no programa são oriundos de doações feitas à Paróquia São Miguel Arcanjo. Gestor do projeto, o Fundo Fica foi criado em 2015 e reúne em sua diretoria a arquiteta e urbanista Simone Gatti, o consultor de empresas Emil Lewinger e o professor de arquitetura Renato Cymbalista.

INSPIRAÇÃO

O Programa Morar Primeiro contou com a idealização do padre Julio Lancellotti e é inspirado na metodologia "housing first" (moradia primeiro), que tem como princípio garantir que a população em situação de rua tenha acesso imediato à moradia e possa se reinserir socialmente.

APOIO

A iniciativa também conta com o apoio do projeto Caminhos da Rua, que atua no acolhimento da população em situação de rua, e do Instituto A Nossa Jornada, que conecta pessoas que precisam de ajuda com quem pode ajudá-las.


NA PISTA

O escritor Carlo Gancia recebeu as irmãs, Barbara Gancia e Kika Rivetti, no lançamento de seu livro "Lulla & Piero Gancia no Grande Prêmio da Vida", na semana passada, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. A obra narra o papel fundamental dos pais deles, os imigrantes italianos Lulla e Piero, na história do automobilismo no Brasil. O presidente da TV Cultura, José Roberto Maluf, e o cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Miguel Gómez de Aranda y Villen, prestigiaram o evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.