Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Ministros de Lula julgam desastrosa tentativa de alterar marco do saneamento e colher derrota

Derrota era previsível, e insistência em alterar regras fez com que debilidade de apoio no Congresso fosse escancarada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A decisão de Lula (PT) de enviar ao Congresso dois decretos alterando o marco legal do saneamento, o que o levou a sofrer a primeira derrota expressiva na Câmara dos Deputados, foi considerada desastrosa por ministros do próprio governo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sessão do Parlamento português, em Lisboa - Patricia de Melo Moreira - 25.abr.2023/AFP

DESTINO CERTO

Pelo menos três deles manifestaram, em conversas com colegas e também com a coluna, perplexidade com o fato de o presidente insistir em uma proposta que seria previsivelmente derrotada. Teria faltado uma percepção mínima da realidade.

PÉ ESQUERDO

O governo iniciou, com isso, um ciclo de votações de matérias importantes na Câmara passando por um vexame e escancarando a debilidade de sua base parlamentar –quando poderia, na avaliação dos mesmos ministros, começar com propostas mais simples e consensuais e sair vitorioso.

CRÉDITO

Eles creditam a derrota especialmente ao ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), que teria insistido no assunto.

FERVURA

Já parlamentares citam também o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que passou a ser alvo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

FERVURA 2

Na visão dos ministros que criticam a iniciativa, o governo não entendeu que o marco legal não era considerado obra do governo de Jair Bolsonaro (PL), mas sim do próprio Congresso —que resistiria a qualquer tentativa de alteração.

FERVURA 3

Os decretos foram derrotados na Câmara por 295 a 136 votos. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já afirmou que a "tendência" é de que os senadores também rejeitem a proposta, sacramentando a derrota de Lula.


PIPOCA

A atriz Cacau Protásio recebeu convidados, na semana passada, no Cine Marquise, em São Paulo, na sessão para convidados do filme "Barraco de Família", de Mauricio Eça. A artista é a protagonista na produção que tem também no elenco a cantora Sandra de Sá e a atriz Jeniffer Nascimento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.