Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

MTST fará manifestação contra revisão do Plano Diretor de SP

Protesto será realizado no próximo dia 20 em conjunto com movimentos sociais, associações de bairro e coletivos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) fará uma manifestação contra a revisão do Plano Diretor de São Paulo. O protesto será realizado no próximo dia 20, em conjunto com movimentos de moradia, associações de bairro e coletivos que estão reunidos na Frente São Paulo pela Vida.

O grupo irá se concentrar a partir das 13h, na Praça da República.

Vista da região da avenida Paulista; verticalização em eixos de transporte é tema da revisão do Plano Diretor
Vista da região da avenida Paulista; verticalização em eixos de transporte é tema da revisão do Plano Diretor - Eduardo Knapp - 17.jan.2022/ Folhapress

Para o movimento, o projeto de lei sobre o tema, que está em tramitação na Câmara, é um retrocesso para a capital paulista.

"A atual proposta de revisão do Plano Diretor acentua as desigualdades sociais em São Paulo já que atende unicamente o interesse econômico minoritário de um segmento da sociedade. A cidade vai se tornar ainda mais elitizada, o trânsito caótico e quem mais precisa vai continuar sem casa. Vamos para rua contra esse retrocesso", diz Débora Lima, coordenadora do MTST.

O texto do Plano Diretor foi apresentado pelo relator da proposta, o vereador Rodrigo Goulart (PSD), no último dia 23 e aprovado em primeiro turno na Câmara oito dias depois, em 31 de maio.

Agora, o projeto deve passar por um total de oito audiências públicas em menos de três semanas. A previsão é que a votação definitiva, em segundo turno, ocorra na tarde do dia 21 de junho.

A proposta tem sido criticada por urbanistas por abrir brechas para intensificar a verticalização da cidade, permitir a construção de mais vagas de garagem próximas a eixos de transporte coletivo e dar opções para que empreiteiras não paguem em dinheiro a taxa para construir acima do limite estabelecido.

A Câmara afirma que foram realizadas cerca de 50 audiências públicas e coletadas centenas de sugestões, embora o novo substitutivo tenha sido apresentado com mudanças substanciais.


ORGULHO

A cantora Wanessa Camargo se apresentou no Camarote Pride, na avenida Paulista, em São Paulo, durante a Parada LGBT+, no domingo (11). A festa foi realizada no Blue Note, no Conjunto Nacional. O ex-deputado federal Alexandre Frota prestigiou o camarote, que foi idealizado por Guto Melo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.