Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça nega suspensão de revisão do Plano Diretor de SP solicitada pelo Ministério Público

Substitutivo do projeto foi aprovado em primeiro turno na Câmara Municipal de São Paulo em 31 de maio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A 10ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou, nesta segunda-feira (5), um pedido de suspensão da tramitação do projeto de revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) da capital paulista. A demanda foi apresentada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e endossada por entidades e parlamentares contrários à proposta. Cabe recurso.

Prédios na via Marginal do rio Pinheiros, na zona sul da cidade de São Paulo
Prédios na via Marginal do rio Pinheiros, na zona sul da cidade de São Paulo - Eduardo Knapp - 26.jul.2022/Folhapress

O substitutivo do projeto foi apresentado no último dia 23 e aprovado em primeiro turno na Câmara Municipal de São Paulo oito dias depois, em 31 de maio. O MP-SP entrou com a ação na Justiça para que a revisão fosse melhor debatida.

A revisão propõe alterações no Plano Diretor aprovado pela gestão petista de Fernando Haddad em 2014.

Os promotores pediam a suspensão do andamento do projeto e de seu substitutivo, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. A ação também solicitava que o texto não fosse votado até a realização de novas audiências públicas e sugeria que fossem feitas ao menos oito audiências, com intervalo de 15 dias entre elas.

Em sua decisão, a juíza Maricy Maraldi argumenta que o poder Judiciário não pode interferir no Legislativo, "sob pena de afronta ao princípio da separação dos poderes".

"Assim, no caso de deferimento da liminar requerida, estar-se-ia substituindo o titular de ato no caso —o Poder Legislativo—, assumindo o Ministério Público do estado de São Paulo, com o aval do Judiciário, o estabelecimento das normas internas da Câmara de Vereadores de São Paulo, o que não se pode admitir, sob pena de ferir de morte o princípio da separação de Poderes, corolário constitucional, e garantia do Estado Democrático de Direito", diz a magistrada.

"Apenas o parlamentar tem legitimidade ativa para impetrar mandado de segurança com a finalidade de coibir atos praticados no processo de aprovação de leis e emendas constitucionais que não se compatibilizam com o processo legislativo legal/constitucional", segue.

Com a aprovação em primeiro turno, o projeto de revisão agora deve passar por um total de oito audiências públicas em menos de três semanas. A previsão é que a votação definitiva, em segundo turno, ocorra na tarde do dia 21 de junho.

O projeto tem sido criticado por urbanistas por abrir brechas para intensificar a verticalização da cidade, permitir a construção de mais vagas de garagem próximas a eixos de transporte coletivo e dar opções para que empreiteiras não paguem em dinheiro a taxa para construir acima do limite estabelecido.

Vereadores contrários ao texto dizem que o substitutivo apresentado pelo vereador Rodrigo Goulart (PSD), relator da proposta, beneficia as construtoras em detrimento de regras que impediriam a deterioração completa da capital paulista.

A Câmara afirma que foram realizadas cerca de 50 audiências públicas e coletadas centenas de sugestões, embora o novo substitutivo tenha sido apresentado com mudanças substanciais.

Rodrigo Gourlart defende, em nota, que o texto foi amplamente discutido.


FESTEJOS

A cantora Alcione e a atriz Fernanda Montenegro se encontraram nos bastidores do 30º Prêmio da Música Brasileira, que foi realizado na semana passada, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia também prestigiaram o evento, que homenageou Alcione. O comunicador Felipe Neto e o ator Lázaro Ramos marcaram presença.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.