Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Juiz determina que disputa em torno de herança da Boa Safra Sementes seja comunicada

Filho do empresário que nasceu fora da relação conjugal reivindica sua parte das ações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A comarca de Formosa do Tribunal de Justiça de Goiás determinou que uma disputa em torno da herança do fundador da Boa Safra Sementes, Neri Colpo, seja comunicada a todas as juntas comerciais em que a empresa agrícola está registrada.

A decisão atende a um pedido de Hostílio Ribeiro dos Santos Neto, filho do empresário que nasceu fora da relação conjugal e conquistou o reconhecimento da paternidade na Justiça. "Verifico que tal medida mostra-se necessária, haja vista o feito encontrar-se, ainda, em discussão entre as partes", afirmou o juiz Lucas Siqueira.

Máquina agrícola realiza colheita de soja em Formosa, Goiás - Lucio Tavora - 13.abr.2023/Xinhua

No ano passado, a Boa Safra Sementes apresentou um balanço em que registrava um faturamento líquido superior a R$ 1 bilhão com a venda de sementes de soja. Atualmente, Hostílio reivindica a sua parte das ações da empresa.

Com a comunicação do litígio às juntas comerciais, a defesa de Hostílio busca alertar os sócios e acionistas de que, se ele se sair vitorioso, a composição societária da empresa será impactada. A decisão liminar ainda impede que bens em nome da Boa Safra sejam vendidos até o desfecho do caso.

"Hostílio tem direito à participação societária nas empresas que foram constituídas a partir do patrimônio que seria, em parte, seu por herança", afirma o advogado Fábio Vilar, do escritório Nelson Wilians Advogados.

"A medida tem fundamento acautelatório e protetivo, no sentido de dificultar potencial dilapidação patrimonial durante o curso do processo, em prejuízo do herdeiro recém-declarado, pelos irmãos consanguíneos que constam como sócios nos quadros formais do grupo empresarial", diz ainda.


CANCIONEIRO

Os cantores Tom Zé e Ná Ozzetti compareceram à abertura da exposição "Essa Nossa Canção", realizada no Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista, na noite de quinta (13). O economista Eduardo Giannetti da Fonseca também esteve lá. A mostra tem curadoria de Carlos Nader e Hermano Vianna, consultoria de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.