Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Vereador pede a cassação de Eduardo Bolsonaro após comparação de professores a traficantes

Toninho Vespoli (PSOL) diz que parlamentar caluniou docentes em tentativa 'chula' de autopromoção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vereador de São Paulo Toninho Vespoli (PSOL) enviou ao Ministério Público Federal (MPF) uma representação contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O psolista pede que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha o seu mandato cassado após fazer supostos comentários caluniosos contra professores.

No domingo (9), em discurso durante um evento pró-armamento em Brasília, o deputado comparou docentes "doutrinadores" a traficantes. A fala fez o nome do parlamentar entrar na lista de assuntos mais comentados do Twitter.

Eduardo Bolsonaro, ao centro, discursa em palco decorado com bandeiras, ao lado de outras pessoas
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) discursa no IV Encontro Nacional Pró-Armas pela Liberdade, em Brasília - Reprodução/Twitter

"Não tem diferença de um professor doutrinador para um traficante de drogas que tenta sequestrar e levar os nossos filhos para o mundo do crime", disse Eduardo.

Na sequência, o deputado afirmou que o professor "doutrinador" talvez seja "ainda pior" do que o traficante. "Porque ele vai causar discórdia dentro da sua casa, enxergando opressão em todo tipo de relação."

Em representação enviada ao MPF, Vespoli afirma que Eduardo promoveu "um discurso inverídico e ilícito contra a classe dos professores", grupo que é considerado fundamental para formação da população.

"Diante do comentário, fica evidente a falta de conhecimento do deputado acerca do tema em questão, querendo, apenas, promover algum tipo de tumulto ou indignação com seu discurso agressivo e, minimamente, desrespeitoso", afirma o vereador paulistano.

De acordo com psolista, Eduardo Bolsonaro não só teria quebrado o decoro parlamentar e caluniado professores como também utilizado de sua posição para promover discurso de ódio e "uma tentativa de autopromoção chula".

O vereador pede que o MPF encaminhe ao STF (Supremo Tribunal Federal) uma denúncia reivindicando a destituição do deputado cargo, além de um veto de oito anos para o exercício de funções públicas.

Nesta segunda-feira (10), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou ter pedido à Polícia Federal que apure os discursos no evento com a participação do filho do ex-presidente.


PULA FOGUEIRA

O historiador Leandro Karnal e seu namorado, o cantor Vitor Fadul, participaram do "Arraiá da Way", da agência Way Model, realizado na Casa das Caldeiras, em São Paulo, na semana passada. As modelos Caroline Trentini e Anabela Santos estiveram lá. O fundador da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, e seu namorado, o modelo Fernando Schnerocke, também compareceram.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.