Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Zé Celso será submetido a hemodiálise, diz médica

Diretor teve 53% do corpo queimado em um incêndio que atingiu o apartamento onde mora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O diretor José Celso Martinez Corrêa, 86 anos, que está internado em estado grave na UTI do Hospital das Clínicas, será submetido a hemodiálise.

O dramaturgo teve 53% do corpo queimado em um incêndio que atingiu o apartamento onde mora, no Paraíso, em São Paulo, na terça (4).

Zé Celso em seu casamento com o ator Marcelo Drummond
Zé Celso em seu casamento com o ator Marcelo Drummond - Ronny Santos -6.jun.2023/Folhapress

"Conversamos bastante com os médicos, o Zé está enfrentando as coisas, está precisando de medicamento, de suporte de ventilação, vai ter que filtrar o sangue com hemodiálise, mas ele está estável e vivo. Acho que a gente pode ficar com bastante esperança. Ele está vivo e tem toda a potência de superar as coisas e se regenerar", diz a médica Luciana Domschke, em áudio enviado aos amigos do diretor.

Também atriz, Luciana é amiga de Zé Celso e acompanha rotineiramente a saúde do dramaturgo.

Os familiares do diretor também foram informados pela equipe médica que o quadro dele é grave e passa por altos e baixos.

"Nos reunimos com a equipe médica, que nos alertou sobre o desenvolvimento do trauma. O estado é grave e o organismo passa por altos e baixos. O tempo é um fator importantíssimo. Esperamos que ele se mantenha estável nas próximas horas e dias", escreveu João Batista, irmão de Zé Celso, em mensagem enviada aos amigos.

Outras três pessoas ficaram feridas no incêndio e seguem internadas.

O ator Marcelo Drummond, marido de Zé Celso, inalou monóxido de carbono e está em observação. Também se machucaram os atores Victor Rosa e Ricardo Bittencourt.

"Foi um horror. Acordei com as labaredas e levei um tempo para entender que era fogo de verdade", disse Bittencourt à coluna. Ele não chegou a se queimar, mas inalou monóxido de carbono.

Bittencourt contou que o incêndio começou no quarto do dramaturgo. "Provavelmente foi no aquecedor", revela. Ele disse que encontrou o dramaturgo muito machucado no chão da sala, sendo arrastado por Victor para tirá-lo do fogo.

A Polícia afirma que trabalha em busca de evidências das causas do incêndio e solicitou exames ao Instituto de Criminalística (IC) e ao Instituto Médico Legal (IML) para auxiliar na investigação.

Zé Celso e Marcelo se casaram no dia 6 de junho, em uma grande celebração no Teatro Oficina, com apresentações de Marina Lima e Daniela Mercury. A festa reuniu artistas, personalidades e intelectuais que lotaram a plateia do espaço.


ESTANTE

O jornalista e escritor Antonio Carlos Seidl, que trabalhou na Folha por mais de 15 anos, recebeu convidados no lançamento do seu terceiro livro de memórias, "Lábios de Chocolate — Novas Inconfidências de Tempos (I)memoriáveis", que ocorreu na terça-feira (4), no Bar São Cristóvão, em São Paulo. O economista Roberto Teixeira da Costa e o também jornalista e escritor Jason Tércio prestigiaram o evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.