Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu tecnologia 5g internet

Anatel adia reunião para analisar acordo de 5G entre Vivo e Winity

Empresas do setor afirmam que o acerto é fraudulento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) adiou uma reunião em que analisaria um acordo de aluguel de licenças de 5G firmado entre a Vivo e a Winity. Empresas do setor afirmam que o acerto é fraudulento.

Antenas de telefonia celular que operam na frequência de 700 MHz utilizadas em conexão na zona rural
Antenas de telefonia celular que operam na frequência de 700 MHz utilizadas em conexão na zona rural - Divulgação

ANTENA LIGADA

Previsto para o dia 18 deste mês, o encontro da estatal foi remarcado para 1º de setembro. Representantes de médias e pequenas companhias de telecomunicações ouvidos pela coluna afirmam que a operação fere o edital do 5G. E temem que o adiamento seja uma sinalização de que a Anatel aprovará o acordo.

MARTELO...

No leilão, foram separadas frequências para empresas novas no mercado, como forma de estimular a concorrência. A Winity, empresa fundada pelo grupo Pátria, arrematou a frequência de 700 MHz (megahertz) com um lance de R$ 1,4 bilhão.

... BATIDO

Pelas regras do edital, grandes operadoras como Vivo, TIM e Claro, que já possuíam as frequências leiloadas (700 megahertz), não poderiam participar.

ASSINATURA

Após levar o leilão, porém, a Winity fechou um acordo de compartilhamento de infraestrutura (RAN Sharing) com a Telefônica, dona da Vivo. As empresas, então, submeteram esse contrato para anuência da Anatel.

PROTESTO

Companhias menores afirmam que esse acordo feriria um dos principais objetivos do edital, pensado para estimular a concorrência. Neste mês, a Associação Neo, que representa mais de 200 empresas de pequeno porte, pediu para ingressar no processo da Anatel que avalia o acordo.

PROTESTO 2

A entidade sustenta que o aluguel das licenças 5G para a Vivo seria uma "disputa indireta" que "configuraria fraude à licitação, por desvirtuar clara exigência do edital".

EM ORDEM

Procurada, a Anatel diz que o processo é público e que conduz o caso "com a máxima transparência". "Em relação ao mérito, a Anatel não se manifesta a respeito de processos ainda não deliberados pelo seu Conselho Diretor", afirma ainda, em nota.

TUDO CERTO

Já a Telefônica diz que, "no contexto da anuência prévia da operação, em 30 de março de 2023, a Anatel solicitou que as partes manifestassem interesse em negociar solução auto-compositiva, o que foi feito".
E segue: "Em julho, Winity e Telefônica propuseram ajustes ao acordo inicial. Essa proposta, bem como os outros documentos do processo, será apreciada pelo Conselho da Anatel".

PIPOCA

A atriz Paloma Bernardi recebeu convidados na pré-estreia do filme "TPM! Meu Amor", estrelado por ela, no Cinema Kinoplex do shopping Vila Olímpia, em São Paulo, na quarta-feira (23). A atriz Carol
Duarte
prestigiou a sessão. O ator Rafael Zulu, que também compõe o elenco do longa, compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.