Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Comissão Arns repudia mortes por PMs e cobra governo Lula

Entidade pede ação e diz que não 'se pode admitir que as operações descambem para verdadeiros surtos de vingança'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, também conhecida como Comissão Arns, elaborou nesta quinta-feira (17) uma nota em que pede "reação contundente" das autoridades federais e estaduais contra as mortes de pessoas por forças policiais na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Intitulado "A Democracia Não Pode Conviver com Chacinas", o documento diz que "em nenhuma hipótese se pode admitir que as operações descambem para verdadeiros surtos de vingança".

Protesto de familiares e vizinhos de Gabriel Silva da Conceição Júnior, 10 anos, morto após atingido por um tiro em meio a uma operação policial em Lauro de Freitas (BA) - Paula Fróes / Correio da Bahia

O relatório é uma saia justa para Lula (PT): a PM da Bahia, estado governado pelo PT, é a que mais mata hoje no Brasil. Sob a administração de Rui Costa, os números quadruplicaram, passando de 354 para 1.464 por ano entre 2015 e 2022. Costa é hoje o ministro central do governo federal, ocupando a Casa Civil e despachando diariamente com o presidente.

Como mostrou a Folha, o número de mortes pela polícia na Bahia cresceu de forma consistente e, neste ano, o estado superou o Rio de Janeiro e passou a ocupar o posto de polícia que mais mata no país.

Neste mês, uma megaoperação do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) deixou ao menos 18 mortos. Após denúncias de tortura e violação de direitos humanos, o Ministério Público abriu uma investigação para apurar se houve excesso por parte das forças de segurança.

"Um país que se orgulha de ter superado um longo período de solapamento dos pilares do Estado democrático de Direito, com auge nas depredações de 8 de janeiro, não pode subestimar os riscos que a espiral de violência das polícias representa na mesma direção", diz o documento da Comissão Arns.

E segue: "Os números de mortos decorrentes das operações policiais registradas pela mídia são contraditórios, pouco confiáveis e mudam com novos relatos a cada dia. A resposta oficial, até agora, se resume a reiterar que se tratava de enfrentamentos com o crime organizado e que os agentes da segurança pública foram atacados por bandidos".

A entidade faz um apelo especial aos ministros do governo Lula "para que acionem imediatamente todos os seus instrumentos e recursos para interromper essa escalada".


PIPOCA

O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) prestigiou a estreia do documentário "O que Nos Espera", que mostra a atuação do padre Julio Lancellotti durante a pandemia, na semana passada, na Cinemateca, em São Paulo. Durante o evento, o ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos) mostra o celular com a foto de sua filha recém-nascida para os deputado federais Guilherme Boulos (PSOL-SP), Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG). A chef de cozinha Paola Carosella também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.