Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Prefeitura de SP ignora evento organizado por blocos de rua para discutir Carnaval

Conferência vai reunir cerca de 150 associações; gestão municipal diz aguardar decreto que vai regulamentar a organização dos festejos do ano que vem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os idealizadores da primeira Conferência Municipal do Carnaval de Rua de São Paulo dizem estar "incrédulos" com a decisão da prefeitura da capital de não participar do evento. A convenção, que é organizada pelos próprios blocos de rua, começará na noite desta sexta (11), na Câmara Municipal. O encontro será realizado também no sábado (12), na Funarte (Fundação Nacional das Artes).

Foliões no Carnaval de rua em São Paulo - Eduardo Knapp/Folhapress

Segundo Lira Ali, uma das idealizadoras da conferência, o grupo procurou em março a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) para pedir apoio ao evento. "Eles disseram que iam nos apoiar, mas estamos esperando esse apoio até agora. E na quinta [10] recebemos essa notícia de que nem presente eles vão estar", diz ela.

"Temos quase 150 blocos confirmados para participação na conferência. É um momento histórico para quem constrói o Carnaval de rua de São Paulo, e a Secretaria de Cultura, a Prefeitura não vão participar? Não vão mandar representantes? É, no mínimo, esquisito", prossegue Lira.

Para os organizadores, é papel da gestão pública também participar desse tipo de atividade. "Esperamos que eles mudem de ideia", diz Ali.

No Carnaval deste ano, as associações e coletivos de blocos de rua acusaram a Prefeitura de SP de abandono, falta de planejamento e ausência de diálogo.

Procurada pela coluna, a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, diz que está em formulação um decreto para regulamentar a organização dos festejos do ano que vem. "A pasta aguarda as novas diretrizes para iniciar as conversas sobre o evento", afirma a prefeitura, em nota.

"A SMC entende que a sociedade civil pode e deve promover o debate, e que a Prefeitura irá receber todas as propostas e dialogar com os blocos e a população", completa a pasta.

O objetivo da conferência deste final de semana é discutir políticas públicas que possam contribuir para uma melhor organização da folia. Ao final, a ideia é formatar um documento com as principais reivindicações do grupo.


VIOLA

Os atores Rodrigo e Felipe Simas receberam convidados na estreia da série "As Aventuras de José e Durval" (Globoplay), na noite de quarta-feira (9), no Kinoplex Parque da Cidade, em São Paulo. Na produção, eles dão vida à dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. A atriz Andréia Horta, que também está no elenco, compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.