Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Alunos de escolas públicas de SP vão debater antissemitismo em sala de aula

Projeto do governo estadual em parceria com StandWithUs Brasil quer combater preconceitos e extremismos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O antissemitismo será tema de aula na rede pública de ensino do estado de São Paulo, a partir do próximo dia 12. O objetivo da iniciativa é oferecer ferramentas teóricas, práticas e culturais aos alunos para combater preconceitos e extremismos.

O projeto piloto será implantado em mais de cem escolas e é uma parceria da Secretaria Estadual da Educação com a instituição sem fins lucrativos StandWithUs Brasil, que se dedica ao ensino sobre Israel e o Oriente Médio.

 Circuito educacional “Antissemitismo: passado, presente e futuro”, da organização  StandWithUs Brasil, será aplicado na rede estadual de ensino de SP
Circuito educacional 'Antissemitismo: passado, presente e futuro', da organização StandWithUs Brasil, será aplicado na rede estadual de ensino de SP - Divulgação

"A partir da análise do exemplo histórico dos judeus, espera-se que os alunos compreendam o quão perigosa é a sutileza de discursos e práticas preconceituosas na sociedade, também direcionadas a muitos outros grupos", diz Cléo Assunção, coordenadora de relações institucionais da StandWithUs Brasil.

O circuito educacional "Antissemitismo: passado, presente e futuro" é voltado para alunos do Ensino Médio e será inserido por meio do programa Sala de Leitura, do governo estadual.

A StandWithUs Brasil será a responsável por oferecer suporte pedagógico aos professores que vão executar a proposta.

"Uma vez implementada essa ação, pretendemos ampliar, promovendo a extensão do projeto para que todas as escolas públicas do Estado de São Paulo possam compartilhar dessa experiência", diz Márcia Andréia Reis, gestora do Sala de Leitura.


CELEBRAÇÃO

O escritor e músico angolano Kalaf Epalanga recebeu convidados como a cantora Vanessa da Mata no coquetel de abertura do Kizomba Design Museum, que realizou a sua primeira edição em São Paulo. O músico cabo-verdiano Dino D’Santiago marcou presença na festa, que ocorreu na noite de terça (5), na Casa de Francisca, na capital paulista. A artista Adriana Varejão também passou por lá. A experiência imersiva de celebração da cultura kizomba será realizada em diferentes pontos da capital paulista até sexta (8).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.