Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Cid deve poupar Michelle em delação premiada

Ex-primeira-dama é investigada no caso das joias recebidas de presente de autoridades estrangeiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O tenente-coronel Mauro Cid não deve incriminar a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em sua delação premiada. De acordo com pessoas familiarizadas com as tratativas dele com a Polícia Federal, o militar deve centrar fogo mesmo é no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além de citar militares que participavam de seu governo.

Os dois estão sentados com pessoas em pé atrás (não aparecem os rostos delas). Michelle está acenando com a mão esquerda e sorrindo
Michelle e Jair Bolsonaro durante evento do PL Mulher, na Assembleia Legislativa de São Paulo, em maio deste ano - Marlene Bergamo - 6.mai.2023/Folhapress

JOALHERIA

Dos cinco inquéritos em que Cid deve colaborar, a ex-primeira-dama é investigada em apenas um deles: o do uso do Estado para a obtenção de vantagens ilícitas. Ela está incluída no capítulo que trata das joias que o casal recebeu de autoridades estrangeiras —uma parte delas foi comercializada pelo militar no exterior.

LISTA

Michelle estaria excluída dos outros quatro inquéritos, que apuram, respectivamente, ataques a adversários por meio de fake news, ataques ao sistema eleitoral, tentativa de promoção de golpe de Estado e disseminação de desinformação sobre vacinas na pandemia.

À DISTÂNCIA

Apesar de administrar o pagamento de despesas pessoais de Michelle, o militar e ela conviviam pouco —apenas o mínimo necessário.

RESERVA PRÓPRIA

De acordo com Bolsonaro, o ex-ajudante de ordens tinha procuração para administrar suas contas bancárias, e todas as despesas da ex-primeira-dama eram pagas com dinheiro de seu salário.


VELINHAS

A atriz Fernanda Montenegro compareceu à celebração dos 60 anos do Trabalho Social com a Pessoa Idosa, iniciativa do Sesc voltada ao protagonismo da terceira idade. A assistente social Cleo Miranda e o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, estiveram lá. A bailarina Marika Gidali também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.