Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Gleisi Hoffmann coloca duas mamárias para desobstruir o coração, e Lindbergh diz que 'cirurgia foi um sucesso'

Procedimento foi realizado neste sábado (30)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, passou por uma cirurgia, na manhã deste sábado (30), para implantação de dois enxertos de artéria mamária para restaurar a circulação sanguínea ao coração. Segundo o marido dela, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), a operação foi bem-sucedida e ela passa bem.

Gleisi foi encaminhada à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para acompanhamento e observação contínua, procedimentos que são considerados padrão.

A cirurgia foi realizada pelo cirurgião Fernando Atik, assistido pela cardiologista Ludhmila Hajjar. Inicialmente, estava prevista a implantação de ponte de safena, mas não foi necessário.

A deputada federal está internada no Hospital DF Star da capital federal.

Gleisi Hoffmann, presidente do PT, durante cerimônia de encerramento dos grupos de trabalho da transição, no CCBB
Gleisi Hoffmann, presidente do PT, durante cerimônia de encerramento dos grupos de trabalho da transição, no CCBB - Pedro Ladeira-13.dez.2022/Folhapress

"O procedimento transcorreu com sucesso, sem quaisquer intercorrências ou complicações", diz boletim médico.

Realizada rotineiramente, a cirurgia para revascularização do miocárdio tem como objetivo criar um novo caminho para que o sangue possa fluir até o coração.

Ainda segundo a equipe médica, Gleisi seguirá sendo monitorada. "Até o presente momento, [ela] apresenta sinais vitais estáveis, indicativos de recuperação progressiva."

A assessoria da deputada também confirmou, em nota, que o procedimento foi bem-sucedido. "Agradecemos a equipe médica e todas as mensagens de apoio e carinho." (Leia a íntegra da nota e do boletim médico abaixo).

Como informou a coluna, a parlamentar foi internada na quinta (28), em Brasília, para aprofundar a investigação de uma obstrução coronária.

Ela descobriu o problema ao realizar exames de rotina, que faz com periodicidade. Após realizar uma investigação complementar, a equipe cardiológica decidiu pela cirurgia.

Em publicação nas redes sociais na sexta-feira (29), Gleisi afirmou que passava bem e que estava sendo bem cuidada. "Vou passar por um procedimento cirúrgico, resultado de exames que fiz ontem, mas está tudo certo, estou bem", escreveu.

"Nesse momento, quero agradecer todo o carinho que tenho recebido da militância, companheiros e companheiras que querem notícias, e vamos repassar, e que estão torcendo por mim", disse ainda.

Leia a íntegra da nota sobre a saúde de Gleisi Hoffmann

Foi bem-sucedida a cirurgia a que foi submetida neste sábado a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann, conforme boletim médico ao final desta nota.
Agradecemos a equipe médica e todas as mensagens de apoio e carinho.
Segue o boletim:

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.