Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula de máscara, candidatos adversários; o que aconteceu na sala reservada do STF

Luís Roberto Barroso recebeu convidados antes da cerimônia de posse como presidente da corte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os convidados para a posse do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) se reuniram numa antessala da própria corte para uma confraternização antes da cerimônia desta quinta-feira (28).

O presidente Lula conversa com o ministro da Justiça, Flávio Dino, e com o advogado-geral da União, Jorge Messias
O presidente Lula conversa com o ministro da Justiça, Flávio Dino, e com o advogado-geral da União, Jorge Messias - Mônica Bergamo/Folhapress

A coluna teve acesso com exclusividade à sala reservada. O presidente Lula (PT) chegou de máscara —ele será submetido na sexta (29) a uma cirurgia para a colocação de uma prótese no quadril.

Na sala, o mandatário se encontrou os ministros do STF Edson Fachin, André Mendonça, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Nunes Marques, Dias Toffoli, Luiz Fux e Gilmar Mendes, além de Barroso e Rosa Weber, que deixa o cargo de presidente da corte e se aposenta nos próximos dias.

Em meio à confraternização, os três candidatos favoritos a assumir a vaga da magistrada, o ministro da Justiça, Flávio Dino, o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, posaram para a coluna.

No hora da fotografia, Dino brincou: "Faz a legenda: amigos para sempre".

Ainda estava presente o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin, que foi cumprimentado por Mendonça com um beijo no rosto. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski também compareceram à sala reservada.

Na cerimônia no plenário do Supremo, que teve hino brasileiro cantado por Maria Bethânia e presença maciça de integrantes do governo e do próprio Lula, Dino, Messias e Dantas sentaram lado a lado.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.