Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu aborto

Organização de mulheres católicas lança campanha pela descriminalização do aborto

Vídeo reúne depoimentos de profissionais de saúde e de ativistas de países onde o procedimento foi legalizado ou descriminalizado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ONG Católicas pelo Direito de Decidir vai lançar uma campanha pela descriminalização do aborto no Brasil nesta quinta-feira (28).

Intitulado "Mensagem ao Povo Brasileiro", o vídeo reunirá depoimentos de profissionais de saúde e de ativistas de países onde o procedimento foi legalizado ou descriminalizado, como Colômbia, México e Argentina.

A presidente do STF, ministra Rosa Weber, na votação do marco temporal - Gabriela Biló 21.set.23/Folhapress

Um dos objetivos da campanha é chamar a atenção para o julgamento do tema no Supremo Tribunal Federal (STF). A ONG está entre os amici curiae (amigo da corte) favoráveis à descriminalização no processo.

Um dos relatos que aparece no vídeo da ONG é da obstetra colombiana Laura Gil, diretora do grupo Médicos pelo Direito de Decidir. "Vi mulheres morrerem e perderem seus úteros por abortos inseguros, quase sempre muito pobres e muito novas, sempre assustadas, maltratadas e julgadas", narra ela na peça.

As histórias vão falar sobre os supostos impactos positivos da descriminalização, como a diminuição de mortes e o aumento da segurança para quem opta pelo procedimento.

A ministra Rosa Weber, então presidente da corte, votou a favor da descriminalização do aborto nas 12 primeiras semanas de gestação.

A ação que trata do caso começou a ser julgada no plenário virtual do Supremo na última sexta-feira (22), mas um pedido de destaque apresentado pelo ministro Luís Roberto Barroso jogou a ação para o plenário físico da corte, em data ainda não definida.

Rosa pautou a ação, da qual é relatora, no sistema eletrônico para conseguir apresentar o seu voto antes de deixar a corte nos próximos dias.


ENTRE NÓS

Lula e as ministras do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia e Rosa Weber se reuniram em uma antessala da própria corte antes da posse do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo, na tarde de quinta (28), em Brasília. O presidente usava máscara de proteção —ele será submetido nesta sexta (29) a uma cirurgia para a colocação de uma prótese no quadril. Os ministros da corte Gilmar Mendes, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes também estiveram presentes no local.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.