Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Itamaraty

Governo Lula já foi procurado por 519 brasileiros que pedem para sair de Israel

70% deles são turistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo Lula foi procurado por 519 brasileiros que pedem para sair de Israel, após o país ser atacado pelo grupo extremista palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza. Segundo o Ministério de Relações Exteriores, que recebeu as solicitações de repatriação, 70% deles são turistas.

O Brasil prepara um plano para retirar 550 cidadãos que estão na zona de conflito. A FAB (Força Aérea Brasileira) tem quatro aviões à disposição para o resgate, que poderia ser executado em 18 horas. Duas aeronaves da presidência, os VC-2, com capacidade menor de passageiros, também foram incluídos no planejamento inicial, caso necessário.

Destruição na Cidade de Gaza, em Gaza, causada por foguetes israelenses - Mahmud Hams - 8.out.23/AFP

Um primeiro avião será enviado neste domingo (8) a Roma para se preparar para o primeiro resgate dos brasileiros na região. O KC-30 tem capacidade para cerca de 230 passageiros; a aeronave está em Natal pronta para decolar.

O plano é deixar o avião no local para aguardar a elaboração de listas de passageiros que desejam voltar para o Brasil. As demais aeronaves serão enviadas a depender da demanda que surgir.

A previsão é que a primeira lista de brasileiros saia na segunda (9), pela manhã —a repatriação deve ocorrer no mesmo dia ou na terça (10).

O governo definiu que o aeroporto de Tel Aviv será um dos utilizados para os resgates. Ainda são discutidos outros locais para o embarque de brasileiros em outras regiões do Oriente Médio.

As aeronaves à disposição são dois KC-30 (capacidade de 230 passageiros) e outros dois KC-390 (80 passageiros). Os aviões VC-2 da presidência transportam cerca de 40 passageiros.

O ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, articularam a estratégia. Eles cancelaram uma viagem para a Suécia, onde iriam realizar série de reuniões sobre os caças Gripen, por conta do conflito.

O ministro e o comandante já estavam no voo rumo ao país nórdico quando Múcio recebeu uma ligação do Palácio do Planalto com a convocação da reunião, e o avião deu meia-volta.

A definição sobre o plano de repatriação foi fechada durante uma reunião na manhã deste domingo (8). Estiveram presentes Damasceno, Múcio, a embaixadora Maria Laura da Rocha e o assessor especial da Presidência Celso Amorim.

Segundo o Itamaraty, um brasileiro foi ferido durante os ataques em Israel. Ele recebe tratamento hospitalar no país. Estima-se que há 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6.000 na Palestina. Ainda segundo a pasta, 30 vivem na Faixa de Gaza.

Um dia após Israel sofrer o pior ataque em 50 anos e revidar com bombardeios na Faixa de Gaza, o número de mortos nos dois lados passou de 900 neste domingo (8), de acordo com autoridades. Novas explosões foram registradas, e o premiê israelense, Binyamin Netanyahu, anunciou a retirada de milhares de pessoas que moram próximas do território controlado pelo grupo extremista Hamas.

Cerca de mil combatentes do Hamas, facção que controla a Faixa de Gaza, se infiltraram por terra, mar e ar em solo vizinho no sábado (7). A ação, sem precedentes, foi acompanhada dos disparos de milhares de mísseis contra Israel. Neste domingo, após Netanyahu declarar guerra, o conflito alastrou-se: militares israelenses relataram que mais morteiros foram disparados do Líbano contra o norte do país.

O grupo armado Hizbullah assumiu a autoria dos ataques e manifestou "solidariedade" ao povo palestino. A ação teve como alvo três postos militares nas Fazendas Shebaa, uma fatia de terra ocupada por Israel desde 1967 que o Líbano reivindica como sua.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.