Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Ministra do STJ canta 'Evidências' com advogados em cerimônia de posse; veja

Versos foram entoados em salão da corte superior, na quarta (22)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cerimônia de posse dos três novos ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça), na quarta-feira (22), foi marcada não só por ritos formais e longas filas formadas por aqueles que queriam cumprimentar os novos integrantes da segunda corte mais importante do país, mas também por cantoria.

A ministra do STJ Daniela Teixeira canta a música "Evidências" junto a advogados que integram a OAB-DF, na sede da corte, em Brasília - Reprodução

Apoiadores da ministra Daniela Teixeira, que ganhou um assento no tribunal ao lado de Teodoro Silva Santos e José Afrânio Vilela, puxaram versos da música "Evidências" em meio à sessão de cumprimentos, realizada em um amplo salão do STJ após a solenidade formal.

Enquanto seus dois colegas recém-empossados recebiam apertos de mão e posavam para fotos, Teixeira se juntou ao coro. Posicionada ao centro de uma roda, a magistrada dançou e distribuiu beijos e acenos enquanto entoava versos do clássico consagrado nas vozes de Chitãozinho e Xororó.

De acordo com advogados que participaram da performance a capella, o hit sertanejo é uma das músicas favoritas da ministra. A cantoria, afirmam, expressaria a alegria do grupo que integrou a mesma ala que Teixeira, agora ex-advogada, na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Distrito Federal.

"Esse momento representa muito da ministra Daniela: feliz, leve, querida. É uma ocasião histórica, mas sobretudo muito feliz para nossa OAB. E não havia maneira melhor de celebrar isso do que cantando uma das músicas favoritas dela", afirma o advogado Nauê Bernardo Pinheiro de Azevedo.

Além de Azevedo, participaram do momento o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, o secretário-geral da seccional, Paulo Maurício Braz Siqueira, e as conselheiras Veranne Cristina Melo Magalhães, Otanylda Tavares Badu De Oliveira e Clarita Costa Maia.

"Há anos a advocacia celebra com a ministra Daniela grandes vitórias, sempre com muita alegria, como a criação da Lei Ju lia Matos [que versa sobre direitos de advogadas gestantes e mães] e a paridade entre homens e mulheres na direção da OAB", afirma Paulo Maurício Braz Siqueira.

"Agora, temos claras 'evidências' de que sua sensibilidade e competência também serão destaque no STJ, como julgadora", completa.


OLHO VIVO

O jurista, professor da USP e colunista da Folha Conrado Hübner Mendes recebeu convidados para o lançamento de seu mais novo livro, "O Discreto Charme da Magistocracia – Vícios e Disfarces do Judiciário Brasileiro" (Todavia), realizado na Faculdade de Direito da USP, na capital paulista, na noite de terça (21). A ex-vice-procuradora-geral da República Ela Wiecko e o ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Luiz Philippe Vieira de Mello Filho participaram de um bate-papo sobre a obra.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.