Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Desembargador derruba liminar que suspendeu discussão da Lei de Zoneamento na Câmara de SP

Ação havia sido movida por coordenadora do MTST e acatada em primeira instância

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O desembargador Nogueira Diefenthäler, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), derrubou decisão liminar em primeira instância que determinou a suspensão temporária da revisão da Lei de Zoneamento da capital paulista, cuja primeira votação na Câmara Municipal de São Paulo estava prevista para esta quinta-feira (7).

Em decisão proferida nesta quinta, o desembargador acatou a um recurso da Casa, que argumentou que a interferência do Judiciário em um processo interno do Legislativo seria inconstitucional.

Prédios na região central da cidade de São Paulo
Prédios na região central da cidade de São Paulo - Danilo Verpa -14.jul.2023/Folhapress

A ação havia sido protocolada pela coordenadora nacional do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), Débora Pereira de Lima, que afirma haver ausência de efetiva participação popular na discussão.

O pedido havia sido acatado na terça (5) pela juíza Larissa Kruger Vatzco, da 12ª Vara de Fazenda Pública da capital. Entre os pontos mencionados pela decisão que suspendeu a revisão está a necessidade de "ao menos uma audiência pública em cada uma das 32 subprefeituras da capital, convocando as audiências públicas com ao menos dez dias de antecedência".

O desembargador diz, em sua decisão, que "nota-se que comprovadamente houve uma sucessão de convites formais dirigidos à cidadania participar das audiências públicas a sociedade se inteirou do tema e pode acessar às informações".

Uma das questões mais criticados durante a discussão da Lei de Zoneamento, ainda durante o período em que esteve nas mãos da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), foi a ausência de um mapa indicando o que exatamente está sendo proposto para cada quadra da cidade.

A prefeitura argumentou inicialmente que o mapa era desnecessário porque não havia mudança de zoneamento, mas depois apresentou um mapeamento parcial.

A Câmara também apresentou um mapa, mas as alterações mostradas até o momento não estão completas. A gestão Nunes enviou a sua proposta de revisão da Lei de Zoneamento para a Câmara no início de outubro.

Presidente da Comissão de Política Urbana da Câmara, o vereador Rubinho Nunes (União) celebra a decisão que "revogou a liminar absurda, respeitando a separação de Poderes e consagrando a transparência na condução da revisão".

O parlamentar afirma que a Casa seguirá com o cronograma e que irá votar o projeto até o dia 20 deste mês.

No marco regulatório da cidade, o zoneamento é responsável por definir as características de cada bairro, quadra a quadra, e segue um planejamento mais amplo —o do Plano Diretor— sobre como a cidade deverá se desenvolver nos próximos anos.

O Plano Diretor paulistano é de 2014. Aprovado na gestão de Fernando Haddad (PT), foi revisado na prefeitura de Ricardo Nunes e tem vigência até 2029. A Lei de Zoneamento, de 2016, passa por reforma para ser adequada ao novo plano.


TELINHA

Cena em que José Inocêncio (Humberto Carrão) apanha o facão, o suspende e finca aos pés do jequitibá na novela "Renascer"
Cena em que José Inocêncio (Humberto Carrão) apanha o facão, o suspende e finca aos pés do jequitibá na novela 'Renascer' - Fabio Rocha/TVGlobo

O ator Humberto Carrão gravou no parque Estadual dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu (RJ), a icônica cena da primeira fase de "Renascer", em que José Inocêncio finca seu facão aos pés da árvore jequitibá e faz um juramento.

"Enquanto o meu facão estiver encravado aos seus pés, nem eu nem você havemos de morrer... Nem de morte matada... nem de morte morrida", diz.

O momento irá ao ar no primeiro capítulo do remake da trama, que estreará em janeiro, na Globo. O pacto selado pelo personagem permeará toda a novela.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.