Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu tecnologia

Sete em cada dez brasileiros dizem saber discernir notícias falsas de verdadeiras, mostra pesquisa

Levantamento do Instituto Ipsos foi realizado em 29 países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos aponta que aproximadamente sete em cada dez brasileiros (72%) dizem que têm confiança de que conseguem discernir uma notícia falsa de uma verdadeira.

Essa percepção está acima da média global, de 66%. O levantamento foi feito em 29 países, com 21.816 entrevistados, sendo mil no Brasil, entre os dias 21 de abril e 5 de maio deste ano. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

União Europeia discute regulamentação da inteligência artificial - Wang Zhao/AFP - AFP

Intitulado "Global Views On A.I. And Disinformation" (visões globais sobre inteligência artificial e desinformação), a pesquisa também mostra que para 74% dos brasileiros a inteligência artificial (IA) contribui para a criação de imagens e histórias falsas.

E cerca de metade (51%) da população do Brasil afirma que essa tecnologia irá agravar a desinformação. Nesta categoria, o país está na média global.

Já Canadá (64%), Nova Zelândia (63%) e França (61%) são os que mais acreditam nessa acentuação de disseminação de fake news devido ao uso de IA.

Na outra ponta, Japão (29%), Coreia do Sul (40%) e Hungria (41%) são os que menos concordam com essa percepção.


CONTAGEM REGRESSIVA

A cantora Claudia Leitte
A cantora Claudia Leitte durante ensaio fotográfico - Nara/Divulgação

A cantora Claudia Leitte será uma das atrações da festa de Réveillon da avenida Paulista, em São Paulo. O look dela para o show será uma homenagem à própria cidade, retratando a paisagem urbana e os fogos de artifício.

Como normalmente se apresenta no Ano Novo, a artista diz que não tem superstições para a virada. "Costumo passar na estrada, com a minha banda e minha equipe, e a gente [está] sempre muito unido para fazer um show que leve para o público a positividade que a data pede", diz.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.