Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Instituto Vero fará campanha nas redes contra desinformação eleitoral na América Latina

Projeto é apoiado por Felipe Neto e Sleeping Giants

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Instituto Vero vai liderar uma campanha nas redes sociais para combater a disseminação de desinformação política em períodos eleitorais em países da América Latina. O projeto envolverá especialistas e organizações de Brasil, Argentina, Bolívia, Peru e Paraguai.

Um dos objetivos é mapear e entender quais são as táticas utilizadas para a difusão de informações falsas e quais seriam as estratégias eficazes para contê-las. Também serão fornecidos conteúdos educacionais para conscientizar e capacitar o público a identificar notícias falsas.

Redes sociais serão foco de campanha do Instituto Vero sobre desinformação política
Redes sociais serão foco de campanha do Instituto Vero sobre desinformação política - Mateus Bruxel -26.out.2010/Folhapress

A proposta terá início na próxima segunda (9) e contará com o apoio de influenciadores como Felipe Neto e Ademara, além dos perfis Sleeping Giants e Quebrando o Tabu.

"À medida que a desinformação eleitoral continua a representar uma ameaça real, essa colaboração intercontinental visa fornecer informações confiáveis e ferramentas para ajudar o público a fazer suas escolhas durante as eleições. A grande questão é promover uma participação informada dos cidadãos no processo democrático", diz o chefe de comunicação do Vero, Victor Vicente.

No ano passado, o Instituto Vero fez um estudo para identificar o papel do YouTube nas eleições brasileiras. Foram analisados mais de 30 mil vídeos de conteúdo político disponibilizados na plataforma.

O levantamento chegou à conclusão de que vídeos de canais bolsonaristas foram os mais recomendados pelo YouTube no período.


BRINDE

O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, recebeu convidados como o ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski para um coquetel em homenagem aos agraciados com o Grande-Colar do Mérito do TCU. O médico cardiologista Roberto Kalil Filho, um dos contemplados, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, compareceram. O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, e o advogado Henrique Ávila também estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.