Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Alalaô

Direitos Humanos terá campanha com Saulo para combater violações contra crianças no Carnaval

Dados da pasta mostram que episódios são mais recorrentes no período da folia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania levará às ruas uma série de ações para prevenir e combater violações contra crianças e adolescentes no Carnaval. O mote usado será "Respeito e Cuidado".

A campanha terá o cantor Saulo Fernandes como embaixador e intérprete de um jingle que convocará os foliões para o "Bloco do Disque 100", em referência ao canal de denúncias dedicado às questões de direitos humanos. A composição será reproduzida em cortejos e compartilhada nas redes sociais.

Saulo Fernandes no Circuito Dodô, em Salvador - Divulgação/SECOM

"Carnaval é folia, respeito e cuidado/ Se extrapolou, fique ligado (...) Respeitou, balançou/ Se errou, denunciou", afirma a letra do jingle, que terá ritmo de pagode baiano e será apresentado aos foliões do trio elétrico de Saulo, em Salvador.

Dados da pasta mostram que as violações de direitos humanos contra crianças e jovens são mais recorrentes no período da folia. Entre 18 e 22 de fevereiro do ano passado, quando foi realizado o Carnaval, por exemplo, foram identificadas 12.930 ocorrências de diferentes tipos envolvendo 2.273 vítimas desses segmentos.

Em 2023, o Disque 100 recebeu um total de 430 mil denúncias, entre as quais 228 mil envolviam episódios de violência contra crianças e adolescentes. O canal é gerido pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, que está vinculada ao ministério chefiado por Silvio Almeida.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.