Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Lewandowski indica Jean Uema para substituir Augusto de Arruda Botelho na Secretaria de Justiça

Uema integra hoje a equipe do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; Estela Aranha deve seguir nos Direitos Digitais, e Sheila de Carvalho ocupará a Secretaria de Acesso à Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, indicou Jean Uema para substituir o advogado Augusto de Arruda Botelho na Secretaria Nacional de Justiça.

Uema, que também é advogado, integra hoje a equipe do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ele coordena a assessoria especial da pasta.

Jean Uema, Marco Aurélio de Carvalho e Manoel Carlos em cerimônia em Brasília
Jean Uema, Marco Aurélio de Carvalho e Manoel Carlos em cerimônia em Brasília - Ricardo Stuckert/Divulgação

A Secretaria Nacional de Justiça é considerada estratégica na hierarquia do ministério: por ela passam as indicações de ministros e de desembargadores de tribunais de todo o país.

Uema tem amplo trânsito no PT. Além de Padilha, ele é próximo do senador Jaques Wagner (PT-BA), do advogado-geral da União, Jorge Messias, da presidente da legenda, Gleisi Hoffmann (PR), e integra o grupo Prerrogativas, coordenado pelo advogado Marco Aurélio de Carvalho, amigo e conselheiro de Lula (PT).

Ele também tem proximidade com o futuro secretário-executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto.

Os dois trabalharam no Supremo Tribunal Federal (STF) quando Lewandowski era ministro da corte. Lá, Uema foi assessor do hoje ministro aposentado Celso de Mello e atuou como analista judiciário.

O escolhido de Lewandowski atuou ainda como assessor jurídico no Senado Federal, coordenando a assessoria da bancada do PT entre 2016 e 2023. Na Câmara, foi assessor técnico do partido.

Antes de chegar à Secretaria de Relações Institucionais na gestão atual, Uema foi secretário de assuntos parlamentares da pasta e chefe de gabinete da Casa Civil, à época comandada por Jaques Wagner.

Ainda no poder Executivo, chefiou por mais de três anos a consultoria jurídica do Ministério da Saúde, atuando nas estratégias de construção e defesa do programa Mais Médicos.

Lewandowski já definiu outros nomes para a equipe.

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Sarrubo, será o secretário Nacional de Segurança Pública.

Estela Aranha deve seguir na secretaria de Direitos Digitais. A advogada Sheila de Carvalho, hoje assessora especial do ministério e presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), deve ocupar a Secretaria de Acesso à Justiça.

Botelho conversou com Lewandowski no começo da semana, quando foi informado pelo ministro de que haveria a troca.

Ele deixa a Secretaria Nacional de Justiça e sairá junto com parte da equipe de Flávio Dino, que transfere o cargo a Lewandowski na quinta (1º).

O posto que Botelho ocupava foi alvo de intensa disputa política principalmente em razão de uma de suas atribuições: auxiliar na seleção dos candidatos a importantes cargos nos tribunais.

O advogado retornará a São Paulo para reassumir seu escritório de advocacia criminal.

Como mostrou a coluna, Lewandowski deve ter ao menos cinco mulheres no primeiro escalão de sua equipe direta. Elas devem ocupar secretarias e diretorias da pasta.

Os nomes devem ser anunciados oficialmente na sua cerimônia de posse, no Palácio do Planalto, marcado para a quinta (1º).

Algumas delas já integravam o ministério e serão deslocadas para novas missões, a exemplo de Sheila de Carvalho.

Um dos desafios do governo Lula é aumentar o espaço das mulheres em cargos estratégicos.

Na cerimônia em que anunciou o novo ministro, o presidente da República afirmou que a primeira-dama Rosângela da Silva (Janja) tinha a expectativa de que Lewandowski nomeasse muitas mulheres para a pasta. O novo ministro respondeu: "Certamente".


BOAS-VINDAS

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, foi homenageado em um almoço realizado pelo grupo Esfera Brasil, em Brasília, nesta quarta (31). O evento reuniu empresários, magistrados, autoridades e parlamentares como o líder do PSD na Câmara, Antonio Brito (BA). O advogado-geral da União, Jorge Messias, e os ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) e Ricardo Lewandowski (Justiça)
compareceram. O presidente do TCU, Bruno Dantas, a CEO do Esfera Brasil, Camila Camargo, o ministro do STF Gilmar Mendes e o presidente do conselho do Esfera, João Camargo, também se encontraram na reunião.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.