Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus CNJ

Barroso quer reduzir nota de corte para pessoas com deficiência em exame da magistratura

Proposta será levada pelo ministro ao plenário do CNJ

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Luís Roberto Barroso, quer reduzir a nota de corte para pessoas com deficiência que forem prestar o Exame Nacional da Magistratura (Enam). A proposta será levada pelo ministro ao plenário do órgão nos próximos dias.

A prova será realizada em 14 de abril deste ano. Seu edital, lançado na quarta-feira (7), estabeleceu a redução inédita da nota de corte para negros e indígenas. A ação afirmativa, contudo, não foi estendida a pessoas com deficiência, que contam apenas com um tempo maior para a conclusão do exame.

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF - Adriano Vizoni - 23.out.23/Folhapress

Barroso, que é também presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), entende que a concessão do tratamento ao grupo é uma reivindicação legítima. No CNJ, ele irá sugerir que pessoas com deficiência tenham a nota de corte reduzida de sete para cinco no Enam. A decisão final caberá ao plenário.

Considerado uma espécie de filtro para o ingresso de juízes na carreira, o exame nacional recebeu mais de 12 mil inscrições em menos de 48 horas após a sua abertura. A expectativa é que as adesões ultrapassem a marca de 50 mil, podendo alcançar 100 mil inscritos até 7 de março, quando o prazo será encerrado.

O Enam é coordenado pelo ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Mauro Campbell, diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.