Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus violência

Deputados do PSOL cobram observação internacional e ação do MP-SP contra operação que já matou 32

Parlamentares como Sâmia Bomfim, Henrique Vieira, Tarcísio Motta e Mônica Seixas estão entre autores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Parlamentares federais e estaduais do PSOL de São Paulo e do Rio de Janeiro se uniram em torno de duas ofensivas contra a Operação Verão, que está em curso na Baixada Santista (SP) desde o início de fevereiro e já deixou ao menos 32 mortos.

A deputada federal Sâmia Bomfim e a parlamentar estadual Mônica Seixas, ambas eleitas por São Paulo, submeteram à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) um apelo em que pedem que o órgão envie ao país uma comissão de observadores independentes para acompanhar a ação policial na região.

Movimentação de policiais militares do Batalhão de Ações Especiais de Polícia na Vila Baiana, em Guarujá, na Baixada Santista
Movimentação de policiais militares do Batalhão de Ações Especiais de Polícia na Vila Baiana, em Guarujá, na Baixada Santista - Danilo Verpa - 31.jul.2023/Folhapress

"Há fortes indícios de ameaças, intimidações e maus-tratos contra civis e famílias, abordagens violentas, invasão de domicílios sem mandado judicial, tortura e execução sumária de pessoas", diz o documento, assinado pelas deputadas.

Iniciada após a morte do soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo, 35, no dia 2 deste mês, a operação já registra um número de óbitos superior ao de 40 dias de Operação Escudo, ocorrida no ano passado e até então considerada a mais letal desde o Massacre do Carandiru.

Na época, 28 pessoas foram mortas após o assassinato do também soldado da Rota Patrick Bastos Reis, 30. Mesmo com nomes diferentes (Verão e Escudo), as investidas dos policiais são semelhantes, ocorrendo principalmente nas periferias das cidades litorâneas de Santos, São Vicente e Guarujá.

Sâmia Bomfim e Mônica Seixas se dizem surpresas com o fato de o número civis mortos seguir aumentando mesmo após o suspeito de ter matado Cosmo ser capturado.

"Há fortes indícios apontando para a hipótese na qual tal operação seria uma 'vingança' dirigida pelo estado de São Paulo, considerando a proporção da operação e desproporção relacionada ao número de mortos (civis e militares), bem como pelo 'script' verificado no curso das operações", afirmam.

Em outra frente, o deputado federal Pastor Henrique Vieira (RJ) articulou junto aos colegas Chico Alencar, Talíria Petrone e Tarcísio Motta, todos representantes do estado fluminense na Câmara dos Deputados, um ofício destinado ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP).

Os parlamentares pedem que o órgão coopere com o envio de informações para ajudar a elucidar fatos ocorridos na Baixa Santista e também que acompanhe de perto as denúncias de alteração de cena dos crimes, que estariam impedindo o trabalho efetivo da perícia.

"Os homicídios por intervenção policial representam um dos mais graves problemas da segurança pública na medida em que vitimam em todo o Brasil milhares de pessoas todos os anos. Tais pessoas são tratadas pela polícia e pela imprensa como 'suspeitos'", diz o ofício encabeçado por Henrique Vieira.

"Pugnamos para que o Ministério Público possa acompanhar as investigações sobre os casos de homicídio perpetrados na Operação Verão, assim como sobre as alterações da cena que impeçam ou dificultem o trabalho pericial", afirma ainda.

No início deste mês, como mostrou a coluna, a Defensoria Pública de São Paulo, a ONG Conectas Direitos Humanos, o Instituto Vladimir Herzog e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública já haviam denunciado à ONU (Organização das Nações Unidas) e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos o que chamam de "execuções sumárias, arbitrárias e extrajudiciais" ocorridas no litoral de São Paulo.


TELONA

Os atores Giovanna Antonelli e Danton Mello receberam convidados para a pré-estreia do filme "Apaixonada", na terça-feira (20), no Cinemark do shopping Cidade Jardim, em São Paulo. A ex-jogadora de vôlei Márcia Fu compareceu ao evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.