Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu guerra israel-hamas Itamaraty

Lewandowski estuda visto para palestinos de Gaza

O tema já mobilizou diplomatas do Itamaraty, mas até agora governo não adotou a medida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, decidiu dar prioridade para o estudo da concessão de residência ou visto para fins de acolhida humanitária a palestinos que queiram vir ao Brasil para escapar da guerra na Faixa de Gaza.

Ele deve conversar sobre o assunto com o chanceler Mauro Vieira na quinta (8), em um almoço no Itamaraty em que será o homenageado.

0
Ricardo Lewandowski em cerimônia no Ministério da Educação, em Brasília, que homenageou a sua carreira - Gabriela Biló - 11.abr.2023/Folhapress

Desde que o conflito começou, cerca de 60 palestinos que têm origem brasileira foram repatriados pelo governo de Lula.

A situação legal deles está resolvida pois todos têm o direito de viver no Brasil por serem nacionais.

O visto humanitário, porém, é mais amplo: quando concedido pelo governo, ele beneficia pessoas que não têm nacionalidade brasileira.

A situação não é simples. Nem de fácil solução.

O tema chegou a ser discutido internamente, no âmbito do Ministério das Relações Exteriores, no ano passado.

De acordo com fontes do Itamaraty ouvidas pela coluna, o argumento era o de que medida humanitária semelhante foi adotada em relação a cidadãos do Afeganistão em 2021, depois que o Talibã tomou o poder. Haitianos também tiveram as fronteiras brasileiras abertas depois do terremoto de 2010. Sírios receberam o mesmo benefício.

A decisão do governo, até agora, no entanto, foi a de manter as fronteiras fechadas aos palestinos, permitindo apenas a entrada dos que têm origem brasileira.

Diversas questões pesaram até agora para isso. Em primeiro lugar, o Brasil até hoje enfrenta problemas estruturais para acolher os afegãos. Alguns deles ficaram por dois anos no aeroporto de Guarulhos sem ter para onde ir.

Lewandowski determinou que a Secretaria Nacional de Justiça avalie a situação para que todos os que queiram vir para o Brasil, e se enquadrem nas regras da legislação vigente, sejam atendidos.


CONFETE

A atriz Alessandra Negrini, rainha do Acadêmicos do Baixo Augusta, usou balões presos à fantasia no desfile que celebrou os 15 anos de existência do megabloco no Carnaval paulistano. A atriz Marisa
Orth também participou do cortejo, que desceu a rua da Consolação, na região central de São Paulo, no domingo (4). O escritor Marcelo Rubens Paiva compareceu à comemoração.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.