Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Páscoa

Ovo de Páscoa perde público e é trocado por barra de chocolate e outros produtos, diz pesquisa

Parcela de consumidores que opta por adquirir exclusivamente ovos de chocolate na data é de 12,2%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Antes protagonistas da Páscoa, os ovos de chocolate estão em queda na preferência do brasileiro. Pesquisa do instituto Kantar encomendada pela Mondelêz Brasil, dona da Lacta, mostra que o público fiel ao produto vem caindo.

A parcela de consumidores que opta por adquirir exclusivamente ovos de chocolate na data é de 12,2%, segundo levantamento realizado nas semanas antes e depois da Páscoa do ano passado. Além disso, esse percentual teve uma redução de 3,2% na comparação com 2022.

Folha Prova realizado em março
Folha Prova realizado em março - Gabriel Cabral/Folhapress

Por outro lado, 30,5% dos consumidores disseram preferir adquirir produtos que já são vendidos o ano inteiro, como caixas de variedades e barras de chocolate. Essa fatia teve uma variação positiva de 0,9 ponto percentual em relação ao ano anterior, mas dentro da margem de erro da pesquisa.

Outros 23,4% dos entrevistados afirmaram fazer um mix na hora das compras para a celebração, adquirindo tantos produtos regulares como itens vendidos apenas na Páscoa, o que inclui os ovos. Esse segmento teve um crescimento de 5,7% na comparação com 2022.

O levantamento identificou ainda que uma parcela alta de consumidores, 33,9%, diz não consumir chocolate no período.

A pesquisa da Kantar foi realizada com uma amostra de 11.300 indivíduos e tem margem de erro de 0,9 ponto percentual.

Para o vice-presidente de marketing da Mondelēz Brasil, Álvaro Garcia, os dados indicam que os consumidores brasileiros estão reservando os ovos de chocolate para "as pessoas mais especiais na hierarquia familiar: os filhos, pais, avós e cônjuges".

"Para as outras relações, familiares ou não, os consumidores têm buscado opções de presentes diferentes, como barras de chocolate, caixas de variedades e produtos desenvolvidos especialmente para o período da Páscoa", diz.

A pesquisa mostra também que um terço de todo o volume de chocolate consumido pelos brasileiros na data comemorativa foi presenteado.

A Lacta afirma que viu crescer em 6% o índice de barras de chocolate e caixas de variedades do seu portfólio que são adquiridas para dar de presente.


TERCEIRO SINAL

As atrizes Marisa Orth e Tania Bondezan receberam convidados na estreia da peça "Radojka — Uma Comédia Friamente Calculada", estrelada pelas duas, no Teatro Faap, em São Paulo, na noite de terça-feira (19). A atriz Alessandra Maestrini e a diretora e dramaturga Denise Stoklos prestigiaram a sessão.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.