Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Todas

Atendimento a mulheres vítimas de violência sobe 63% em gestão de Lewandowski

Operação Átria foi realizada em março

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Operação Átria, realizada em março visando os crimes de violência contra a mulher, registrou aumento de 63% nos atendimentos em comparação com a que foi realizada no mesmo período em 2023. Coordenada pelo Ministério da Justiça, comandado por Ricardo Lewandowski, ela acolheu 129.932 mulheres. No ano passado, foram 79.586.

A ação ocorreu em 1.765 municípios no mês passado, com 10.475 prisões.

Cartaz contra o feminicídio
Manifestação na avenida Paulista no Dia Internacional das Mulheres - Bruno Santos - 8.mar.2024/Folhapress

O número de medidas protetivas de urgência solicitadas quase dobrou entre as duas operações: foi de 37.965 em 2023 para 68.015 neste ano. A quantidade de denúncias apuradas também saltou, saindo de 17.480 para 30.807. O ministério investiu R$1,6 milhão na ação.

A operação ocorreu em conjunto com órgãos como o Ministério das Mulheres e as Secretarias de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal. As principais ocorrências registradas foram de descumprimento de medida protetiva de urgência, ameaça, lesão corporal, injúria, sequestro e cárcere privado, perseguição, estupro e feminicídio.



FASHION

Da esq. para a dir.: Haag Campedelli, Cristina Leite (no fundo),  Andrea Clara e Paula Franco (sentada) posaram para o fotógrafo Mauricio Nahas
Da esq. para a dir.: Haag Campedelli, Cristina Leite (ao fundo), Andrea Clara e Paula Franco (sentada) posaram para o fotógrafo Mauricio Nahas - Maurício Nahas/Divulgação

A modelo Cristina Leite chamou as ex-modelos Haag Campedelli, Paula Franco e Andrea Clara para lançarem um manifesto fashion contra a pouca representatividade das mulheres com mais de 50 anos nas passarelas dos desfiles e no mercado publicitário. Às vésperas de mais uma edição da São Paulo Fashion Week, que ocorrerá de 9 a 14 de abril, elas posaram para as lentes do fotógrafo Mauricio Nahas para a campanha "Nós Não Somos Invisíveis". A imagem não foi editada ou retocada por programas de edição com o objetivo de chamar a atenção para a real beleza feminina.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.