Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Governo Lula quer criar cota para mulheres em estatais

Ministério de Gestão e Inovação, chefiado por Esther Dweck, já iniciou o diálogo com algumas empresas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer criar cotas para a participação de mulheres em cargos de liderança em estatais. O Ministério de Gestão e Inovação, chefiado por Esther Dweck, já iniciou o diálogo com algumas empresas.

A ideia é que a iniciativa comece nas diretorias, com a implementação de uma cota mínima. A pasta realizou um levantamento sobre a participação feminina em cargos de liderança de 59 empresas estatais —44 de controle direto e outras 15 com estrutura de governança própria.

0
Lula, a primeira-dama Janja e algumas das ministras do governo, durante desfile de 7 de Setembro - Pedro Ladeira - 7 set. 2023/Folhapress

Os dados vão de dezembro de 2022 até fevereiro deste ano. A participação das mulheres nas diretorias das empresas foi de 14%, no último mês do governo de Jair Bolsonaro (PL), para 21,49% no fim do primeiro ano da gestão petista, em dezembro de 2023.

Já nos conselhos de administração das estatais, a participação de mulheres é ligeiramente maior. Elas ocupam 24% dos cargos. Em dezembro de 2022, esse índice era de 20%.

"Ficamos felizes com o aumento de participação de mulheres", afirma Dweck. "Estamos em diálogo com algumas estatais para criar uma cota mínima de participação de mulheres em cargos de diretoria."


TELONA

As atrizes Arlete Salles e Regina Casé receberam convidados, na noite de segunda (25), na pré-estreia de "Dona Lurdes, o Filme", no Cinemark Village Mall, no Rio de Janeiro. Na comédia, Regina volta a interpretar a protagonista da novela "Amor de Mãe", que agora tem como melhor amiga a personagem vivida por Arlete. Os atores Humberto Carrão e Jéssica Ellen, que estão no elenco do longa, também prestigiaram o evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.