Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu São Paulo

CPI contra padre Júlio pode furar fila na Câmara por articulação de vereadores

Presidente da Casa diz que poderá pautar 'a qualquer momento' abertura de investigação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que mira o padre Júlio Lancellotti pode furar a fila na Câmara Municipal de São Paulo e ser votada ainda nesta quarta-feira (3).

O presidente da Casa, Milton Leite (União Brasil), afirmou, em reunião do colégio de líderes na terça (2), que poderá pautar "a qualquer momento" a proposta de investigação. Para o requerimento ser aprovado no plenário, é preciso do voto de 28 vereadores, isto é, a maioria absoluta dos 55 integrantes da Câmara.

O padre Júlio Lancellotti - Eduardo Knapp - 11.jan.2024/Folhapress

A atual legislatura, iniciada em 2021, reúne 47 pedidos de abertura de CPI. O requerimento que mira o religioso é o último nesta lista, mas tem sido tratado como prioritário e conta com a articulação do presidente da Câmara.

Autor da CPI, o vereador Rubinho Nunes (União Brasil) solicitou, durante a reunião de terça, que Leite colocasse a proposta para votação. "Vou voltar a discutir com os líderes amanhã [3] em plenário e, a partir daí, a qualquer momento que for possível [pautará a votação]", respondeu o presidente da Casa.

O pedido de abertura da CPI é contestado por não ter objeto definido, embora todos os parlamentares saibam que Rubinho visa desgastar o religioso

Júlio Lancellotti é responsável pela paróquia São Miguel Arcanjo, na Mooca (zona leste), e coordenador da Pastoral do Povo da Rua.

Ao propor uma CPI no começo deste ano, Rubinho afirmou que a proposta era a de apurar a conduta das ONGs que atuam na região da cracolândia, no centro da capital. Após acordo com líderes partidário, o vereador mudou o escopo do requerimento e passou a mirar, de forma direta, o religioso.


CASA NOVA

O ator Alex Nader compareceu à reabertura do espaço de eventos Oca Tupiniquim, na Vila Madalena, em São Paulo, na semana passado. A cantora Ná Ozzetti se apresentou na ocasião.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.