Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Entidades palestinas pedirão que Lula receba sobrevivente de Gaza em Brasília

Jamal Naeem, que participará de audiência na Câmara nesta quarta (24), teve casa bombardeada e perdeu sete pessoas de sua família

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entidades ligadas à causa palestina baseadas no Brasil irão pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que receba pessoalmente o palestino Jamal Naeem, professor universitário e dentista que vivia em Gaza e sobreviveu a um bombardeio que deixou sete pessoas de sua família mortas.

Naeem veio ao Brasil para participar de uma audiência pública que será realizada na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (24) e discutirá a crise humanitária na Faixa de Gaza.

O presidente Lula durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Gabriela Biló - 15.abr.2022/Folhapress

O pedido da reunião com Lula é uma demanda do Instituto Brasil-Palestina e da Fepal (Federação Árabe Palestina do Brasil). A solicitação já foi acolhida pelo deputado federal Padre João (PT-MG), que promove a audiência ao lado do colega de Casa João Daniel (PT-SE), e deverá ser formalizada nesta quarta.

"Vamos pedir que o presidente Lula receba a vítima palestina assim como ele recebeu a família de um brasileiro-israelense quando o [senador] Jaques Wagner [PT-BA] levou. Acho que o presidente Lula vai ter a sensibilidade de recebê-lo e escutar o outro lado", afirma o presidente do Instituto Brasil-Palestina, Ahmed Shehada.

O dirigente da entidade se refere à ocasião em que o petista recebeu familiares do brasileiro Michel Nisenbaum, que vive em Israel e está desaparecido desde o dia 7 de outubro.

O encontro ocorreu em dezembro do ano passado. A irmã de Michel, Mary Shohat, e uma das filhas do brasileiro-israelense, Hen Mahluf, foram recepcionadas no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro ocorreu após esforços empreendidos pela Embaixada de Israel no Brasil e só foi confirmado pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner, horas antes de ser concretizado.

A casa onde Jamal Naeem vivia, em Gaza, foi bombardeada em 6 de janeiro deste ano. O docente perdeu três filhos, três netos e sua mãe durante o ataque. Atualmente, ele vive em Doha, no Qatar, e foi trazido ao Brasil pelas entidades que reivindicam o encontro com Lula.

Além dele, participarão da audiência na Câmara dos Deputados nesta quarta representantes das embaixadas da Palestina, do Irã, do Qatar e do Líbano, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério dos Direitos Humanos, do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e de entidades diversas.

Em novembro do ano passado, quando a Casa sediou um ato em solidariedade ao povo palestino, houve confusão entre parlamentares. Na ocasião, a Polícia Legislativa precisou apartar um tumulto iniciado pelo deputado bolsonarista Abilio Brunini (PL-MT).


TABLADO

A atriz Christiane Tricerri e o diretor Cacá Rosset, que estão comemorando cem apresentações de "Frida Kahlo - Vila la Vida" - Adriano Vizoni/Folhapress

A atriz Christiane Tricerri vai reestrear nesta quinta (25) o monólogo "Frida Kahlo — Viva la Vida", no Teatro Arthur Azevedo, em São Paulo. Essa será a centésima apresentação da montagem, que tem direção de Cacá Rosset. A intérprete e o diretor são integrantes do Teatro do Ornitorrinco e exibiram a produção pela primeira vez em 2019. Segundo os realizadores, a montagem já foi vista por 50 mil espectadores ao longo de seis temporadas.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.