Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus STF inss

PF identifica servidor que agrediu Gilmar verbalmente em Lisboa, e ministro pede investigação

Advogados vão pedir ainda que a CGU apure se atos são compatíveis com serviço público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ingressou na semana passada com uma representação na Justiça contra um funcionário do INSS que o agrediu verbalmente no aeroporto de Lisboa.

Servidor do INSS que agrediu o ministro Gilmar Mendes verbalmente em Lisboa - Reprodução

O magistrado aguardava o embarque em uma cafeteria quando o servidor se aproximou afirmando que o Brasil estava sendo "destruído por pessoas como você", além de outras palavras consideradas ofensivas.

O vídeo (veja abaixo) foi postado em canais de direita que definiram o homem como "patriota".

O ministro encaminhou representação à Polícia Federal, que identificou o cidadão como sendo Ramos Antonio Nassif Chagas.

Além de pedir uma investigação criminal, os advogados do ministro vão mover uma ação de reparação por danos morais. E vão oficiar a Controladoria Geral da União (CGU) para que o órgão apure se os atos dele no aeroporto são compatíveis com o código de defesa do servidor federal.

Na representação, o ministro relatou que o servidor lhe dirigiu ofensas diretas e, também, à instituição Supremo Tribunal Federal.

"Não bastasse a ofensa pessoal, o agente criminoso também divulgou o vídeo na rede social X (antigo Twitter) para atingir um público indeterminado e ampliar os danos causados à minha imagem e a da Suprema Corte", diz Mendes na representação.

O magistrado afirmou, ainda, que o servidor teve como objetivo intimidá-lo e "desestabilizar o funcionamento da instituição", dentro de um movimento "articulado e coordenado de ataques aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, organizado por extremistas e detratores da democracia".


FASHION

Da esq. para a dir.: Haag Campedelli, Cristina Leite (no fundo),  Andrea Clara e Paula Franco (sentada) posaram para o fotógrafo Mauricio Nahas
Da esq. para a dir.: Haag Campedelli, Cristina Leite (ao fundo), Andrea Clara e Paula Franco (sentada) posaram para o fotógrafo Mauricio Nahas - Maurício Nahas/Divulgação

A modelo Cristina Leite chamou as ex-modelos Haag Campedelli, Paula Franco e Andrea Clara para lançarem um manifesto fashion contra a pouca representatividade das mulheres com mais de 50 anos nas passarelas dos desfiles e no mercado publicitário. Às vésperas de mais uma edição da São Paulo Fashion Week, que ocorrerá de 9 a 14 de abril, elas posaram para as lentes do fotógrafo Mauricio Nahas para a campanha "Nós Não Somos Invisíveis". A imagem não foi editada ou retocada por programas de edição com o objetivo de chamar a atenção para a real beleza feminina.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.