Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Projeto que aumenta prazo para reparação por assédio sexual sofrido no trabalho avança no Senado

Texto foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça da Casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado analisará um projeto de lei que amplia para cinco anos o prazo para que vítimas de assédio sexual no ambiente de trabalho possam buscar reparação civil junto à Justiça. Atualmente, a prescrição ocorre dentro de três anos.

O texto, de autoria da senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA), foi aprovado na semana passada pela Comissão de Assuntos Sociais da Casa.

Parlamentares conversam no plenário do Senado após fim de sessão - Pedro Ladeira - 17.out.2018/Folhapress

Em seu parecer favorável, a relatora Jussara Lima (PSD-PI) afirmou que o assediador usa seu poder no ambiente de trabalho para encobrir a ocorrência, enquanto o empregado vítima do assédio sexual enfrenta obstáculos para denunciar e buscar reparação.

"Muitas vezes, somente depois da rescisão da relação de emprego é que a trabalhadora (ou trabalhador) consegue manifestar, sendo que, a essa altura, a prescrição já abarcou o fato originário, tornando impossível a reparação civil e perpetuando a injustiça de que foi vítima", afirmou a senadora do PSD.

A perspectiva de o projeto ser aprovado na CCJ e seguir direto para a apreciação da Câmara dos Deputados é celebrada por defensores que atuam com processos na Justiça do Trabalho.

"A possibilidade de mudança na legislação para os casos de assédio é importante porque permitirá uma maior valoração de provas, veracidade de alegações e efetivamente possibilitar a busca pela verdade real, princípio inafastável da Justiça do Trabalho", afirma o advogado Sérgio Pelcerman, sócio do Almeida Prado Hoffmann Advogados.


RESPEITÁVEL PÚBLICO

A atriz Paolla Oliveira compareceu à estreia do espetáculo "Crystal", do Cirque du Soleil, no parque Villa-Lobos, em São Paulo, na semana passada. O empresário e ex-governador de São Paulo João Doria e a mulher, a artista plástica Bia Doria, estiveram lá. A cantora Gaby Amarantos também prestigiou o evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.