Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu TSE

TSE estuda campanha nacional para incentivar o voto negro nas eleições

Iniciativa nasceu a partir da Comissão de Promoção de Igualdade Racial da Justiça Eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estuda a possibilidade de veicular uma campanha publicitária nacional para incentivar o voto por parte da população negra nas eleições municipais deste ano.

A campanha seria a primeira do tipo na história da corte. A iniciativa nasceu a partir da Comissão de Promoção de Igualdade Racial da Justiça Eleitoral, instituída em 2022.

Prédio do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília - Rafa Neddermeyer - 3.nov.2023/Agência Brasil

O grupo, que nos últimos anos realizou discussões, eventos e seminários sobre o tema, se dedica a estudos e projetos que possam ampliar a participação da população negra nos pleitos.

A expectativa é que, a exemplo de campanhas anteriores sobre a importância do voto feminino, o incentivo possa aumentar o comparecimento de pessoas pretas e pardas às urnas.

Procurado pela coluna, o TSE afirma que o "tema é importante e está no horizonte da Justiça Eleitoral". A corte não informou a previsão de lançamento da campanha nacional.

Dos 155,9 milhões de eleitores registrados atualmente, 5,45% se declaram pardos e 1,16% se declaram pretos, segundo o TSE. Outros 89,82% não informaram sua cor. O dado, assim como o de gênero e o de etnia indígena, são autodeclaratórios e começaram a ser coletados pela Justiça Eleitoral em novembro de 2022.

"A qualificação do cadastro eleitoral com esses novos dados biográficos é um processo gradual, por depender, em regra, de iniciativa das pessoas para realizarem alguma operação eleitoral, posteriormente à data de implantação de cada uma dessas novidades", diz a corte em seu site.


BOLA NA REDE

O ex-jogador de futebol Walter Casagrande Júnior e o jornalista Gilvan Ribeiro receberam convidados para o lançamento de uma edição atualizada do livro "Casagrande e seus Demônios" (Record), escrito por ambos, na semana passada. Os ex-jogadores corintianos Zé Maria e Sollito e o jornalista Juca Kfouri, colunista da Folha, prestigiaram o evento, que foi realizado na Livraria da Vila da Vila Madalena, em São Paulo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.