Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Xi quer apoiar desenvolvimento sob Lula, mas China é realista

Imprensa chinesa festeja novo presidente, mas Guancha avisa que 'pode ser difícil reiniciar o motor da industrialização'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O americano The New York Times levou Lula ao alto da capa, "chegando ao palácio com um grupo representando a diversidade do Brasil", e o novo presidente tuitou a imagem. Mas a segunda-feira foi também de Lula na China.

O Renmin Ribao ou Diário do Povo noticiou no alto da home page, com Xinhua, e Lula tuitou confirmando que Xi Jinping enviou mensagem ao brasileiro, através do vice-presidente Wang Qishan. No despacho da agência chinesa:

"Em sua mensagem, Xi destacou que a China e o Brasil são grandes países em desenvolvimento, com influência global, e importantes mercados emergentes. São parceiros estratégicos abrangentes que compartilham amplos interesses comuns e assumem responsabilidades comuns de desenvolvimento, acrescentou Xi."

O líder chinês "está disposto a trabalhar com Lula para [os países] se apoiarem mutuamente na busca de um caminho de desenvolvimento" e para "impulsionar a parceria a um nível mais alto de uma perspectiva estratégica e de longo prazo".

Lula tuitou, como já despachado pela Reuters, que Xi expressou sua "vontade de ampliarmos a cooperação", ao que o brasileiro comentou: "A China é nosso maior parceiro comercial e podemos ampliar ainda mais as relações entre nossos países".

Na chamada do Global Times, tabloide em inglês ligado ao Renmin Ribao, "Lula empossado como presidente do Brasil, espera-se que eleve os laços com a China a novos patamares". Do Xin Jing Bao, também de Pequim, abrindo seu relato sobre a posse: "Lula chorou". No título, "Lula quer 'reconstruir' o Brasil".

No chinês Guancha, 'Lula pode salvar a economia do Brasil?'
No chinês Guancha, 'Lula pode salvar a economia do Brasil?' - Reprodução

O Guancha, de Xangai, portal que fez extensa entrevista com Lula no início da campanha eleitoral, levou ao alto o ensaio "Lula pode salvar a economia do Brasil?", de Wen Yi, da Universidade Jiao Tong.

Em suma, ao procurar responder se "o retorno de Lula pode interromper a grave tendência de desindustrialização do Brasil", avalia experiências históricas anteriores, feitas à sombra de pressões americanas, e não soa otimista:

"A causa raiz é a falta de capacidade nacional do Brasil e de política industrial correta, tornando-o inferior ao Japão no século 19 e à China no século 20, embora tenha recursos naturais abundantes... Não importa que tipo de governo chegue ao poder, será difícil salvar a economia brasileira, porque o motor mais fundamental do desenvolvimento foi destruído pelo mercado sob a orientação do neoliberalismo. Pode ser difícil reiniciar o motor da industrialização do Brasil. O país se afastou cada vez mais da indústria manufatureira, que é a fonte de inovação e grande plataforma de invenção tecnológica."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.