Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Imprensa americana se volta contra Lula por 'correr para Pequim'

WSJ vê Brasil e China unidos 'contra os EUA'; 'Ocidente esperava um parceiro, [mas] ele tem seus próprios planos', diz WaPo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Até o New York Times se deixou levar contra a reunião de Lula com Xi Jinping, ao menos numa primeira chamada no alto da home, "Em Pequim, o líder brasileiro endossa a postura da China sobre a Ucrânia". Depois se mostrou mais receptivo, com a reportagem ampliada "Lula se encontra com Xi na China conforme eles buscam caminho para a paz".

Wall Street Journal e Washington Post, os outros jornais nacionais do país, editorializaram ainda mais suas coberturas, respectivamente sob os títulos "Xi Jinping, da China, e Lula, do Brasil, assumem postura unida contra os Estados Unidos" e "Ocidente esperava que Lula fosse um parceiro. Ele tem seus próprios planos".

Enunciados de New York Times (no alto), Wall Street Journal (no centro) e Washington Post, sobre a visita de Lula à China - Reprodução

Na Fox News, o âncora Sean Hannity ouviu do senador direitista Tom Cotton que, como o presidente "Joe Biden não diz uma palavra negativa sobre os líderes esquerdistas da América Latina", o resultado de sua "fraqueza" é que Lula, "um crítico da América, senão hostil", é um dos que estão "correndo para Pequim".

A exemplo dos também financeiros WSJ e Bloomberg, o Financial Times enfatizou uma frase dita por Lula em Pequim, de que ele busca, "junto com a China, equilibrar a geopolítica mundial", tornando-a mais multipolar, menos concentrada nos EUA.

POR EXEMPLO, A ALEMANHA

Em contraste, a cobertura alemã da viagem ressaltou que "China e Brasil ampliam relações econômicas", no Frankfurter Allgemeine Zeitung, e que foi "Uma visita completamente normal", em análise do Süddeutsche Zeitung.

Este último, mais próximo da social-democracia do premiê Olaf Scholz, diz que "as relações entre os dois países [Brasil e China] são próximas, mas isso não significa que não haja espaço para outros parceiros. Por exemplo, a Alemanha".

UM POUCO SOLITÁRIO

Ao fundo, dois ex-secretários do Tesouro americano, um republicano, o outro democrata, alertaram para o isolamento dos EUA no mundo.

De Henry Paulson, ao FT: "Se os Estados Unidos forem longe demais ao restringir o comércio e o investimento com a China e formos muito além do que nossos aliados e parceiros querem fazer, o resultado será o isolamento dos EUA".

Lawrence Summers, à Bloomberg: "Há uma aceitação crescente da fragmentação e, talvez mais preocupante, há uma sensação crescente de que o nosso pode não ser o melhor fragmento com que se associar. Está um pouco solitário".

Reprodução/Financial Times

GUAJAJARA E O CANADÁ

No FT, "Brasil urge ação internacional contra comércio ilegal de ouro", ouvindo de Sônia Guajajara (acima), ministra dos Povos Indígenas, que é "urgente parar esse caminho do ouro", cobrando ação dos governos estrangeiros. Segundo o jornal, o principal destino do ouro brasileiro é, de longe, o Canadá.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.