Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Xi 'segura fogo' e, com Macron, busca 'apelo conjunto' por paz

Pequim procura se 'reapresentar' ao mundo num outro papel, diz Bloomberg, nos encontros com Macron e Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na manchete da Bloomberg, "China contida sobre Taiwan mostra que Xi Jinping tem preocupações maiores no momento", em referência à sua reação limitada ao encontro da presidente taiwanesa Tsai Ing-wen com o congressista americano Kevin McCarthy. Restringiu-se a "enviar um porta-aviões às águas ao sul da ilha".

O serviço noticioso fala em "várias razões para Xi segurar o fogo" e cita três contatos: suas conversas com Emmanuel Macron e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, "para obter apoio para seu plano vago de trazer paz à Ucrânia e reagir aos esforços dos Estados Unidos de bloquear a China".

E o encontro com Lula, que remarcou a viagem ao país para a semana que vem, após uma pneumonia. Pequim não precisa de "mais tensão militar" neste momento em que Xi "embarca numa ofensiva de charme, buscando reapresentar a China como uma força para a paz no mundo", da Ucrânia ao Oriente Médio.

No chinês Renmin Ribao, Emmanuel Macron e Xi Jinping 'com a imprensa', durante pronunciamento em que o líder chinês detalhou proposta de paz na Ucrânia
No chinês Renmin Ribao, Emmanuel Macron e Xi Jinping 'com a imprensa', durante pronunciamento em que o líder chinês detalhou proposta de paz na Ucrânia - Reprodução

Também com destaque na Bloomberg, Macron não só vê um "grande papel" para a China, na busca de solução para o conflito ucraniano, como "rejeita a dissociação" econômica com o país. Em suma, ele "impulsiona a Europa a adotar uma postura mais moderada em relação a Pequim do que os EUA estão exigindo".

Na cobertura chinesa, a prioridade foi também para o presidente francês, com chamadas como "A dissociação da Europa da China é inevitável? Macron refuta: não acredito", por Guancha e Huanqiu (Global Times) e se espalhando pela rede social Weibo —com posts recorrendo ao próprio relato da Bloomberg.

Foi manchete online, com vídeo, no Renmin Ribao (Diário do Povo, acima), principal jornal do Partido Comunista, "Xi: a China está disposta a lançar um apelo conjunto com a França para uma solução política para a crise na Ucrânia". Detalhou um pouco mais sua proposta de paz, recusada pelos EUA, mas não por Rússia e Ucrânia.

Ao fundo na mídia chinesa, em parte também na americana, com Associated Press (abaixo), outra imagem surgiu no mesmo dia para reforçar o papel buscado por Xi, com o chanceler Qin Gang unindo as mãos dos colegas iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, e saudita, Faisal bin Farhan al-Saud, com Pequim de cenário.

Na agência de notícias americana Associated Press, 'Arábia Saudita e Irã restabelecem relações e dizem buscar estabilidade no Oriente Médio'
Na agência de notícias americana Associated Press, 'Arábia Saudita e Irã restabelecem relações e dizem buscar estabilidade no Oriente Médio' - Reprodução

Por outro lado, o New York Times noticiou a visita com uma chamada dizendo que "Macron instiga Xi a chamar Putin de volta à razão". Logo abaixo, "mas Xi não indicou se pressionaria a Rússia a negociar".

Também na homepage do jornal americano, "Durante a visita do presidente francês, a Airbus, fabricante francesa de aviões, assinou um acordo para dobrar a produção na China".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.