Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

NYT agora dá Alexandre de Moraes como exemplo para Israel

Jornal cita Hungria, Índia e Polônia como países em que juízes não reagiram à altura aos 'candidatos a autocratas'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como outros veículos americanos, o New York Times segue às voltas com o papel do Supremo, mais especificamente, de Alexandre de Moraes, no resgate da democracia ao longo do último ano.

Usando a mesma foto, já havia questionado o ministro antes do segundo turno, por censurar propaganda em mídia social, e agora o apresenta como modelo para a Suprema Corte de Israel. Entre uma e outra, semanas atrás, publicou que o Supremo barrar Bolsonaro não torna o Brasil melhor que os EUA, que não barram Trump.

Reprodução/The New York Times

Na chamada deste domingo, "Em Israel, muito em jogo para a Suprema Corte: o destino da democracia" (acima). No segundo enunciado, "Da Hungria à Índia e ao Brasil, a forma como os juízes responderam aos ataques à sua independência ajudou a decidir se os candidatos a autocratas limitariam tribunais".

Os autocratas venceram na Hungria e estão quase lá na Índia e na Polônia. Mas no Brasil o Supremo reagiu à altura e "alguns saudaram Moraes como o homem que salvou a jovem democracia brasileira", embora outros tenham argumentado que foi "longe demais".

O jornal seguiu discutindo a Justiça brasileira, no caso, o ministro Flávio Dino, sob o título "Brasil nega pedido de extradição dos EUA para suposto espião russo", que era visto em Washington "como candidato numa troca de prisioneiros com a Rússia".

Outros veículos também noticiaram, como a CBS, mas a atenção maior foi do Wall Street Journal", ressaltando que a troca de prisioneiros seria "para libertar repórter do WSJ preso em Moscou", Evan Gershkovich.

"A rejeição é um golpe nas esperanças", escreve o jornal, citando o site brasiliense Metrópoles —segundo o qual "pesou para o não" o caso Allan dos Santos, que segue nos EUA e fazendo ataques ao Supremo, sem extradição apesar da prisão determinada por Moraes.

ADEUS À FORD

O Washington Post voltou à Amazônia para novo relato sobre a Fordlândia, a "utopia" abandonada pela Ford em 1945. O que restava da "cidade perdida na floresta", sem apoio governamental para preservação, "se dissolve no futuro", dando lugar à "Fordlândia real".

O jornal cita "casa em estilo americano" que foi demolida por morador vindo de Minas Gerais e que ergueu outra "em estilo brasileiro". Ele fala, com orgulho: "Aqui é Brasil, e eu sou brasileiro".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.