Nina Horta

Escritora e colunista de gastronomia, formada em educação pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nina Horta

Homens se esmeram na gastronomia

Depois que tomaram gosto, ninguém compete com os homens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Farofa - Marcelo Justo-15.nov.12/Folhapress

Centenas, milhares de cupcakes, sanduíches, saladas, sopas, carnes, o assunto comida me deixa repetitiva. Me espanto demais. Lembro de mim, recém-casada, na piscina do clube sem poder conversar sobre comida, que as mulheres me desprezariam como uma senhora jovem, mas cricri.

Depois, os homens começaram a fazer risoto. Já eram bons de churrasco, e eles, os homens do risoto e principalmente alguns que escreviam crônicas, começaram a deixar que as mulheres falassem sobre comidas e até dessem alas para eles. Tenho uma foto do meu marido, de coque branco caído sobre a testa, aprendendo a fazer macarrão ao pesto com uma professora, agarrado na panela, pois a classe era grande e era preciso não largar o molho antes que algum aventureiro tomasse conta dele.

Nos restaurantes, as coisas aconteciam devagar, os menus não mudavam e havia um certo conforto nisso. No Rio de Janeiro, os restaurantes de praia, ali na calçada da Atlântica, serviam a coisa mais deliciosa, ainda me vem água na boca: uma pescada frita com batatinhas. 

Era de um frescor e de uma singeleza!

Mas que os inúmeros cozinheiros atentem para o fato que a glória dura pouco. De geração em geração perde-se a memória do que passou. Nome de cozinheiro, então, parece que Escoffier e Carême ficaram, mas como ícones. Saber deles é pura decoreba, ninguém os procura nos grossos livros e nem pensa em copiar uma receita com aquelas decorações de purê azul nas bordas. Uma pena, eles têm muita coisa boa.

Imaginem o Atala, que conheci meninote, de cabelos brancos, porte sisudo... 

Mas, depois que tomaram gosto, ninguém compete com os homens. Eles escrevem! 

No livro do Dória e do Bastos há receitinhas imperdíveis. Vejam:

Farofa crua 

Adicionam-se à água fria sal, cheiro-verde picado, cebola em rodelas bem finas e pimenta. Junta-se a  farinha de mandioca, mexendo até ficar bem solta e homogênea.

Fiz uma pesquisa na Internet há uns tempos sobre comidas preferidas e imaginem que ganhou farinha com vinagrete... e não é que isso existe? 

Outra: Lambari frito

Limpa-se e lava-se o lambari, deixando-se em tempero de limão, cebola, alho e salsinha picadinhos. Passa-se no fubá mimoso e frita-se em gordura quente. O mesmo pode ser feito com manjubinha, não sendo necessário, porém, abri-las.

Biscoito de torresmo

Passa-se na máquina de carne um quilo de torresmo, mistura-se a meio quilo de polvilho e mexe-se bem. Amassa-se com dois ovos, juntam-se açúcar a gosto, uma colherinha de cremor tártaro e canela. Assa-se em forno médio.

Paçoca de carne-seca

Deixa-se a carne-seca em água, de véspera. Lava-se, corta-se em pedaços miúdos e cozinha-se. Depois, na panela, fritam-se rodelas de cebola em banha, acrescentando-se a carne-seca até dourar bem. Por fim,  soca-se no pilão, juntando aos poucos punhados de farinha de mandioca ou milho. Pode-se acrescentar pedaços de torresmo. A paçoca é servida com pedaços de banana.

E os homens se esmeram, sem frescuras, bem brasileiros, sem medo de serem tachados de caipiras, bem ao contrário, babando de gozo.

“A Culinária Caipira da Paulistânia”, de Carlos Alberto Dória e Marcelo Corrêa Bastos. História, território, ingredientes e modo de fazer (com as 269 receitas principais).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.