Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Qualidade de testes rápidos é questionável e deve servir de alerta a Teich, diz Helder Barbalho

Testes só conseguem detectar o vírus por volta do sétimo dia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Proposta O plano de testagem em massa, proposto pelo novo ministro da Saúde, Nelson Teich, enfrenta outro desafio prático. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirma que os testes que estão sendo repassados aos estados têm limitações de diagnóstico e só conseguem detectar o vírus por volta do 7º dia.

Observado pelo novo ministro da Saúde, Nelson Teich, o presidente Jair Bolsonaro cumprimenta o procurador-geral da República, Augusto Aras
Observado pelo novo ministro da Saúde, Nelson Teich, o presidente Jair Bolsonaro cumprimenta o procurador-geral da República, Augusto Aras - Pedro Ladeira/Folhapress

Ciência Para ele, basear as políticas públicas nesses testes é arriscado. "O cidadão vai fazer o teste e vai sair achando que está sadio mas pode ser um falso negativo", diz. "Se o Ministério da Saúde conseguir testes que identificam a doença já no primeiro dia aí se pode investir em uma política ostensiva de testagem".

Anticorpos O Ministério da Saúde diz que esse tipo de teste vai ser mais importante para a implementação do que está sendo chamado de passaporte da imunidade, que é para ver se a pessoa já teve contato com o vírus. Nas entrevistas, a equipe de Mandetta citou algumas vezes a dificuldade para aquisição do outro tipo de exame, desejado por diversos países na pandemia.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.