Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Coronavírus

Santa Catarina deve ser próximo foco de caos do coronavírus, segundo técnicos do Ministério da Saúde

Número de confirmados por doença quase dobrou em uma semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cuidado Depois do colapso de Manaus, Santa Catarina é considerado o próximo local crítico por causa do coronavírus, segundo técnicos do Ministério da Saúde. Em uma semana, o número de casos confirmados quase dobrou. Até 24 de abril, 1.200 estavam com Covid-19 oficialmente e agora já são 2.346. A avaliação é que o número de mortes vai começar a aumentar.

O governador do estado, Carlos Moisés (PSL), tem liberado progressivamente a reabertura de determinados setores comerciais desde o começo de abril, e os efeitos já estão começando a aparecer.

Como mostrou a Folha, Blumenau registrou um aumento de 173% dos casos de Covid-19 entre o primeiro dia de flexibilização do comércio de rua e o boletim epidemiológico de 29 de abril.

Segundo os dados divulgados pela prefeitura, os casos do novo coronavírus chegaram a 194 na terça-feira (28). No dia 13 de abril, quando o comércio de rua do estado foi autorizado a voltar a funcionar, Blumenau tinha 71 casos.

As imagens da reabertura do shopping Neumarkt, em Blumenau, viralizaram nas redes sociais ao mostrarem aglomeração de pessoas na entrada do local.

Em Florianópolis, a reabertura do comércio de rua, em 20 de abril, deixou as ruas do centro da cidade lotadas. Segundo a Guarda Municipal, o movimento no local chegou a 70% do número de pessoas que ali transitam normalmente, em períodos sem medidas restritivas.

Os técnicos do Ministério acreditam que as pessoas que estão recebendo a confirmação de que foram contaminadas pelo novo coronavírus vão começar a lotar os hospitais catarinenses. Além disso, acreditam que há um nível elevado de subnotificação no estado.

Eles creem que o Rio de Janeiro também está próximo do colapso.

Em nota, a Secretaria de Saúde do estado afirma que "não há no momento nenhum indicativo que respalde a informação veiculada colocando Santa Catarina como próximo foco do caos do coronavírus."

Também diz que o governo passou a integrar desde 28 de abril os sistemas do Ministério da Saúde, e-SUS VE e SIVEP Gripe, e assim os casos confirmados por teste rápido sorológico e os casos confirmados por critério clínico e vínculo epidemiológico passaram a ser contabilizados, o que, segundo a secretaria, explicaria o aumento de casos dos boletins entre os dias 27 e 28 de abril.

Por fim, diz que o aumento de casos e óbitos é um movimento esperado diante do avanço da pandemia, que criou 381 novos leitos de UTI e que a ocupação de leitos de UTI destinados exclusivamente à Covid-19 está em 19,52%.

Na reabertura após quarentena de mais de 30 dias no setor, o shopping Neumarkt, de Blumenau, no Vale do Itajaí, registrou aglomeração de pessoas - Reprudução/@blumilgrau no Twitter

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.