Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Após oito meses, Justiça ainda não decidiu se ministro do Turismo deve virar réu em caso de laranjas do PSL

Processo foi remetido para o Supremo Tribunal Federal em fevereiro deste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Despacito Após oito meses do oferecimento da denúncia pelo Ministério Público, a Justiça ainda não decidiu se aceita a acusação contra o ministro Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) no caso do esquema das candidaturas de laranjas do PSL em Minas Gerais. A denúncia foi feita em 4 de outubro de 2019. O processo foi remetido para o Supremo Tribunal Federal em fevereiro deste ano. Os tribunais não informam o motivo do deslocamento porque o caso está sob sigilo.

Histórico A investigação, iniciada com base em reportagens da Folha, concluiu que o ministro fez parte do esquema de desvio de recursos públicos por meio de candidaturas femininas de fachada.

De novo Em fevereiro de 2019, o caso já tinha passado pelo STF, quando Luiz Fux decidiu manter a investigação na primeira instância. Marcelo Álvaro é acusado de falsidade ideológica eleitoral, apropriação indébita de recurso eleitoral e associação criminosa.

Sigilo O advogado do ministro, Willer Tomaz, também não informou o motivo da denúncia ter ido para o Supremo e disse que não comentaria.

Com Mariana Carneiro, Guilherme Seto e Bruno Abbud

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.