Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Quatro desembargadores se recusam a participar de julgamento de José Renato Nalini e Márcio França

Eles declararam suspeição por serem amigos do ex-secretário estadual de Educação, acusado de improbidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quatro desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo declaram-se impedidos de participar do julgamento de processo por improbidade administrativa movido pelo Ministério Público do Estado de São Paulo contra o ex-governador Márcio França (PSB) e os ex-secretários de Educação, José Renato Nalini, e da Fazenda, Luiz Cláudio Rodrigues de Carvalho.

Eles declararam suspeição ao declinar de serem relatores do processo pelas relações que possuem com Nalini, que foi presidente do TJSP. Em novembro de 2019, Ricardo Dip disse ter amizade com Nalini há 40 anos e que ele, inclusive, é padrinho de sua filha.

O ex-governador paulista Márcio França no Palácio dos Bandeirantes - Gabriel Cabral - 20.dez.2018/Folhapress

Jarbas Gomes também retomou longo histórico de proximidade com Nalini e declarou que, "de modo a prevenir eventual alegação de parcialidade, que poderia resultar, além da nulidade do julgamento, inadmissível mácula à honorabilidade deste órgão jurisdicional", também não poderia participar.

O próximo da fila, Afonso Faro Jr., alegou ter sido assessor de Nalini por quase quatro anos, além de também serem amigos.

Em junho, por fim, Oscild de Lima Júnior foi mais sucinto e afirmou que se declararia suspeito para prevenir eventual alegação de parcialidade e, possivelmente, anulação do julgamento.

Nesta quarta (22), a seção de Direito Público determinou a redistribuição dos autos.

Nalini e Carvalho foram acusados de improbidade administrativa pelo Ministério Público por terem utilizado R$ 3 bilhões do Fundeb para pagar aposentados e pensionistas da SPPREV (previdência paulista) em 2018. Eles ganharam em primeira instância, mas o Ministério Público recorreu.

Com Mariana Carneiro, Guilherme Seto e Nathalia Garcia

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.