Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2020

Partidos já falam em anistia por não cumprirem cotas e se articulam para mudar regras no Congresso

Dirigentes falam que mudança promovida por STF criou confusão política e contábil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Presidentes de alguns dos maiores partidos do país dizem que a cota para negros, somada à de mulheres, criou confusão política e contábil.

Eles afirmam que a decisão de última hora do STF vai provocar uma enorme lista de candidatos com muito dinheiro público e poucos votos, gerando suspeitas de laranjas.

Dirigentes ouvidos pelo Painel já falam em mobilização para revisão das cotas no Congresso, além de articulação para anistia a eventuais punições por não cumprir regras de repasses.

“O que mais atrapalhou foi a mudança com o jogo rolando. Os recursos estavam moralmente distribuídos e tudo teve que ser redimensionado”, afirmou Bruno Araújo, presidente do PSDB.

Alguns dirigentes chegaram a propor um boicote à decisão do Supremo, mas não vingou. Os partidos reclamam que há questões sem definição, que vão depender do entendimento da Justiça na análise de prestação de contas.

Delegado Waldir (GO), um dos que comandam a divisão da verba do PSL, diz que, nesse ritmo, haverá escalada de cotas, como para mulheres grávidas, deficientes. “Desse jeito, estão forçando as pessoas a serem candidatas. Elas vão acabar virando laranjas. Agora, laranjas negros”.

Baleia Rossi, presidente do MDB, defende que, em vez de cotas, se reserve assentos nos parlamentos para candidaturas femininas. Movimentos negros e de mulheres tendem a resistir de forma ferrenha a tentativas de mudanças.

“Entendo e respeito o ponto de vista deles [partidos]. Porém, aumentar o espaço de mulheres e de negros na política afeta o status quo dominante e é normal que cause algum desconforto. Considero, no entanto, que são passos imprescindíveis para empurrarmos a história na direção certa”, disse Luís Roberto Barroso, presidente do TSE.


TIROTEIO

Surtos em times comprovam o que se sabia: futebol nunca poderia ter retomado no meio de uma pandemia fora de controle
De Miguel Nicolelis, neurocientista, sobre o aumento do número de casos de coronavírus em clubes de futebol brasileiros


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.