Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2020

PDT e PSB não chegam a consenso e adiam decisão sobre apoio a Boulos

Partido de Ciro Gomes tende a apoiar o PSOL, mas grupo de Márcio França vive incerteza

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O almoço entre representantes de PSB e PDT nesta terça-feira (17) não resultou em consenso sobre possível apoio à candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno em São Paulo. A definição deve ficar para quinta-feira (19).

Participaram do encontro o ex-governador Márcio França (PSB), o vice em sua campanha Antonio Neto (presidente municipal do PDT), o vice-presidente nacional do PSB Beto Alburquerque, Aldo Rebelo (Solidariedade), e outros representantes de partidos da coligação que terminou em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

Além de Neto, Ciro Gomes e Carlos Lupi, presidente do PDT, já sinalizaram que defendem o apoio a Boulos.

No PSB, no entanto, não há total concordância sobre o tema. Ainda que França antagonize com João Doria (PSDB), padrinho político de Bruno Covas (PSDB), seus conselheiros apontam que há incerteza sobre como seria uma gestão de Boulos e que o ex-governador poderá ser cobrado por esse apoio no futuro. Eles defendem então que França se mantenha neutro no segundo turno.

Carlos Siqueira, presidente do PSB, disse ao Painel que não existe isso de "ter que" apoiar Boulos em São Paulo. "Esse prejuízo das esquerdas não irem unidas não é nosso", afirma. Ele vê culpa "do senhor Lula da Silva" pelo fato de o PT ter decidido lançar candidaturas próprias.

Os dirigentes da Executiva do PDT se reunirão na quinta-feira (19) e então anunciarão uma decisão. O PSB deve definir uma posição no mesmo dia ou na sexta-feira (20).

"Em acordo das direções nacionais e regionais do PDT e do PSB, essa decisão [de seguir deliberando sobre o apoio a Boulos] foi tomada no sentido de fortalecer a aliança das legendas, que se mostraram as mais vitoriosas no campo progressista nestas eleições, com 562 prefeitos eleitos no primeiro turno (311 do PDT e 251 do PSB)", diz a assessoria de imprensa do PDT.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.