Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Coronavírus

Capitã da cloroquina no Ministério da Saúde diz em grupo de WhatsApp que não mudará forma de atuar

Mayra Pinheiro é o principal nome da pasta por trás das recomendações de remédios sem eficácia contra a Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Principal nome do Ministério da Saúde por trás das recomendações de remédios sem eficácia contra a Covid-19, como hidroxicloroquina e cloroquina, Mayra Pinheiro se colocou em grupo de WhatsApp da rede de talentos da Fundação Lemann, da qual ela faz parte, como alvo de militância politica.

Membros do grupo têm criticado a atuação pró-cloroquina de Mayra como secretária da pasta de Eduardo Pazuello e dizem que não casa com o código de conduta da fundação. Eles também falam em apresentar representação contra Mayra ao comitê de ética da rede da fundação.

A médica Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
A médica Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Reprodução/Facebook

Como revelou o Painel, Mayra assinou um ofício enviado para a Prefeitura de Manaus no começo de janeiro classificando como "inadmissível" a não utilização de remédios como hidroxicloroquina e ivermectina. Ela também montou força-tarefa com médicos do Brasil inteiro para que visitassem UBSs em Manaus e incentivassem o uso dessas medicações sem eficácia comprovada.

Foi Mayra também quem comandou a criação do TrateCov, aplicativo do Ministério da Saúde que recomendava cloroquina até para dor de barriga de crianças e que foi tirado do ar.

"O momento político ideológico que o país vive é de imensa divisão e o debate de ideias foi de longe suplantado pela necessidade assustadora de destruição de reputações", iniciou Mayra.

"Exerço um cargo técnico de confiança e que considero importante para construção das pautas que defendi nos últimos 30 anos como profissional da saúde do SUS. Nunca me foi cobrado assumir a defesa de algo definido como anti ético. Tenho trabalhado com a autonomia necessária para adoção das boas práticas da eficiência e da integridade imprescindíveis à gestão pública de uma pasta com tantas necessidades e recursos escassos", continuou.

"Nesse contexto continuarei a defender todas as medidas com comprovação científica e capazes de salvar vidas no curso da grave pandemia que enfrentamos , a despeito das manifestações daqueles que ou por desconhecimento ou por militância política insistem em só considerar uma única narrativa como a verdade", concluiu.

Em nota da assessoria de imprensa, a Fundação Lemann diz que "não fala em nome de posições individuais de nenhum dos membros da Rede de Líderes e vice-versa, a menos que publica e previamente acordado".

Dessa forma, perguntada pelo Painel, não respondeu se Mayra é alvo de representações em seu comitê de ética atualmente.

A nota também afirma que a rede de líderes da fundação conta com mais de 600 membros em temas como Educação, Saúde, Gestão Pública, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico. "São pessoas com diferentes perfis, autonomia e independência em suas trajetórias, não tendo nenhum tipo de vinculação profissional com a Fundação Lemann", diz.

Sobre o código de conduta, diz que ele envolve o compromisso com princípios "como respeito aos direitos humanos, à legislação e demais normas vigentes, à tutela de grupos vulneráveis, à legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência no relacionamento com o setor público e à integridade como conduta diária".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.