Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Secretários criticam demora na atualização do vacinômetro de Bolsonaro e falam em intenção política

Neste domingo, diferença na contagem passava de 3 milhões; ministério diz que os estados têm que preencher dados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Secretários de Saúde criticam o que veem como demora na atualização do painel de vacinação do Ministério da Saúde, que divulga quantas doses de imunizante contra a Covid-19 foram aplicadas.

No domingo (25), a página do Localiza SUS mostrava 37.846.525 doses aplicadas, enquanto a soma dos números das secretarias registrava 41.468.622 já na noite do sábado (24).

No caso de São Paulo, a diferença se destaca. A página do ministério mostrava 8,8 milhões de doses aplicadas na noite deste domingo (25), enquanto o vacinômetro do governo de São Paulo já registra mais de 10 milhões desde a manhã de quinta-feira (22). Neste domingo, atingiu 10,7 milhões.

A pasta argumenta que o sistema é alimentado por estados e municípios, atualizado a cada quatro horas e que tem solicitado mais celeridade no envio dos dados aos entes da federação.

Os secretários afirmam que têm sido pressionados por órgãos de controle e pela população que, baseados nos números do ministério, cobram mais agilidade. Bolsonaristas também têm feito ataques, insuflados pelo presidente.

Eles veem possível motivação política no atraso para fortalecer a narrativa de Bolsonaro de que tem entregado vacinas e elas não tem sido dadas. No final de março, o presidente chegou a divulgar em suas redes sociais alguns cards que mostravam a diferença entre as vacinas distribuídas e as aplicadas.

Segundo os secretários, a atualização é tecnicamente muito simples, o que contribui para que enxerguem má vontade.

Auxiliares do ministério rebatem os secretários: são alguns governadores que estão demorando para enviar os dados para a plataforma para prejudicar o governo federal.

Em nota, o Ministério da Saúde afirma que o sistema Localiza SUS "é alimentado por estados e municípios e é atualizado a cada 4 horas. O Ministério da Saúde tem, inclusive, solicitado aos entes federativos para que as informações sejam inseridas no sistema com a maior celeridade possível. De acordo com a Medida Provisória 1026 e portaria nº 69 do Ministério, esses dados devem ser inseridos no sistema em até 48 horas."

O governo de São Paulo diz à coluna, em nota, que qualquer atraso deve ser atribuído ao governo federal.

"O vacinômetro do estado de São Paulo contém informações atualizadas em tempo real, a cada quinze minutos. As estatísticas da campanha de imunização contra Covid-19 em SP são publicadas de forma transparente, inclusive com segmentação de primeira e segunda dose, bem como das 645 cidades", afirma.

"Os dados são extraídos da plataforma estadual VaciVida, que possui interoperabilidade com o sistema federal. Portanto, eventual delay está sob responsabilidade do próprio Governo Federal, considerando inclusive que o próprio painel do Localiza SUS que contém as estatísticas da vacinação do Brasil indica em nota de rodapé o atraso de atualização dos dados contidos na RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde)", completa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.