Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Câmara de SP aprova projeto que facilita auxílio-aluguel e acolhimento para mulheres vítimas de violência durante a pandemia

Projeto prevê criação de vagas de solicitação imediata; texto segue para sanção de Ricardo Nunes (MDB)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (23) um projeto de lei da Bancada Feminista do PSOL que prevê acesso facilitado ao auxílio-aluguel e ao acolhimento emergencial para mulheres em situação de violência durante a pandemia do novo coronavírus.

O projeto aprovado em segunda votação prevê o pagamento de auxílio-aluguel sem exigência de apresentação de boletim de ocorrência ou de medida protetiva judicial, além de criar uma central de vagas de acolhimento emergencial para agilizar o processo e não prolongar a permanência da mulher junto ao agressor.

O texto segue para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP).

Caso seja sancionado, a Secretaria de Assistência Social deverá criar uma central de vagas para solicitação imediata, que deverão ser destinadas ao acolhimento emergencial das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

“Diante de um quadro de negacionismo e conservadorismo, a aprovação deste projeto é uma vitória das mulheres, em sua luta permanente pela vida, dignidade e autonomia”, diz Silvia Ferraro, membro da Bancada Feminista, mandato coletivo do PSOL na cidade.

Os novos critérios para atendimento das vítimas de violência doméstica deverão ser o pedido encaminhado por equipes de serviços municipais de assistência ou, alternativamente, medida protetiva de urgência.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.