Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

'A alta no preço dos combustíveis não depende do ICMS dos estados', diz Doria após proposta de Lira

Ao Painel, governador afirma que é a instabilidade política do Brasil que gera desconfiança no mercado internacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou ao Painel nesta terça (5) que "a alta no preço dos combustíveis não depende do ICMS dos estados" e culpou a situação política do Brasil pelo preço do dólar.

​"A instabilidade política do Brasil gera desconfiança no mercado internacional e coloca o dólar em alta permanentemente", disse o governador. "O gás também sobe absurdamente e não tem nada com ICMS dos estados".

"Falta competência a este governo. Sobra improviso e irresponsabilidade", acrescentou.

As afirmações do tucano são respostas à proposta de acordo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a partidos da base e da oposição para que o ICMS (imposto estadual) incida sobre o preço médio dos combustíveis nos últimos dois anos para reduzir o valor da gasolina.

Lira estabeleceu como uma de suas prioridades reduzir o preço dos combustíveis, em meio a ataques aos repasses de preços praticados pela Petrobras e a críticas aos estados por não quererem diminuir suas alíquotas de ICMS.

O presidente da Câmara se reuniu na noite de segunda-feira (4) com líderes da base para negociar um texto. A intenção inicial era votar a proposta nesta terça-feira (5), depois de conversar com a oposição. A votação, porém, ficou para quarta-feira da próxima semana.

O ICMS atualmente é calculado com base em um preço de referência, conhecido como PMPF (preço médio ponderado ao consumidor final), revisto a cada 15 dias de acordo com pesquisa de preços nos postos. Sobre esse valor, são aplicadas as alíquotas de cada combustível.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.