Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

PF investiga atuação da cúpula do Ministério da Justiça em extradição de Allan dos Santos

Chefe do departamento responsável foi demitida após se negar a dar informações à cúpula do ministério

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Polícia Federal investiga a atuação da cúpula do Ministério da Justiça no processo de extradição do bolsonarista Allan dos Santos, ordenada em outubro pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

José Vicente Santini participa da audiência pública sobre liberdade de expressão, artística, cultural e de comunicação
José Vicente Santini participa da audiência pública sobre liberdade de expressão, artística, cultural e de comunicação - Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro cobrou esclarecimentos para saber se a ordem havia sido cumprida, e a PF pediu dados à pasta dentro do mesmo inquérito em que foi decretada a prisão do influenciador dono do canal Terça Livre.

De acordo com informações obtidas pelo Painel, a polícia quer saber se houve algum tipo de ato criminoso por parte da cúpula do ministério no processo, para interferir ou atrasar o envio da documentação para os EUA.

O pedido de extradição de Moraes provocou a demissão da delegada Silvia Amélia, chefe do DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional), setor que cuida desse tipo de assunto dentro do Ministério da Justiça.

O chefe direto de Silvia era o secretário Nacional de Justiça, Vicente Santini, de quem a PF quer saber qual foi a atuação nos autos.

Como mostrou o Painel, o pedido de extradição chegou aos Estados Unidos e a cúpula da Justiça só teve acesso a essa informação em novembro, quando o trâmite já havia sido executado.

Aliados de Torres negam que Silvia tenha sido exonerada pelo fato de ter dado andamento ao processo e alegam que houve quebra de confiança e traição.

Colegas da ex-chefe do DRCI saíram em defesa dela nos bastidores. Eles afirmam que o departamento é um órgão técnico, pelo qual passam dezenas de questões sensíveis, que não deve ficar suscetível a pressões políticas e, por isso, o caso todo tramitou como deveria, sem que houvesse qualquer aviso.

Leia aqui a reportagem completa sobre o assunto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.