Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Vereadora do Novo pede cassação de colega por tentativa de enforcamento em SP

Cris Monteiro protocolou representação pedindo punição a Janaína Lima nesta quinta-feira (18)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A vereadora Cris Monteiro (Novo) protocolou nesta quinta-feira (18) uma representação à Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo contra sua colega de partido, Janaína Lima, acusando-a de quebra de decoro parlamentar.

Ela pede prioritariamente a cassação do mandato de Janaína ou, subsidiariamente, a suspensão temporária do mandato.

Cris e Janaína envolveram-se em episódio de violência no banheiro da Câmara na semana passada durante a votação da reforma da previdência. Cris diz que Janaína tentou enforcá-la, jogou sua peruca no chão (Cris tem alopecia) e pisou. Janaína, por sua vez, diz que agiu em legítima defesa após ter sido atacada pela colega.

O motivo da briga, segundo informado, foi por um desentendimento pelo tempo de fala que cada uma teria.

Marca da agressão no pescoço da vereadora Cris Monteiro
A vereadora Cris Monteiro (Novo) acusa a colega de partido Janaína Lima de tentar enforcá-la no banheiro da Câmara de SP - Divulgação

A representação elaborada por Cris é o primeiro passo para uma possível punição a Janaína. A Corregedoria vai analisar a representação e, possivelmente, recomendará uma punição, que então será votada em plenário pelos vereadores.

Como mostrou o Painel, as lideranças partidárias da Câmara Municipal discutiram o episódio em reunião e chegaram a um consenso: Janaína Lima deverá receber punição severa.

No encontro promovido por Milton Leite (DEM), presidente da Casa, vereadores dividiram-se entre suspensão de seis meses ou cassação de Janaína.

Para eles, pesam contra ela a diferença de idade (ela tem 37, Cris Monteiro, 60) e o fato de alguns dos ferimentos que Janaína mostrou posteriormente não aparecerem em filmagens logo após o ocorrido.

Janaína foi filmada discursando no plenário na sequência do episódio, o que também tem sido destacado pelos vereadores, que dizem que Cris, em contrapartida, demonstrando abalo físico e emocional, socorreu-se junto a colegas e perguntava a respeito de providências a tomar.

Também foi aventada uma pena branda para Cris, mas o assunto não evoluiu na reunião da terça-feira (16).

0
A vereadora Janaina Lima (Novo) também registrou BO e diz que agiu em legítima defesa contra a vereadora Cris Monteiro (Novo) - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.